Guia da Semana

Por Angela Miguel

Chega das maldades de Léo e da sede de vingança de Norma. Aguinaldo Silva volta ao horário nobre com Fina Estampa, folhetim ambientado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, liderado por Lilia Cabral e Christiane Torloni. A novela, dirigida por Wolf Maia, colocará as veteranas atrizes em lados opostos ao discutir o que vale mais na sociedade atual: o caráter ou a aparência.

Pereirão

Após o sumiço de seu marido e pescador José Pereira (José Mayer), a portuguesa Griselda (Lilia Cabral) assumiu o comando da casa e da educação de seus três filhos, Quinze (Malvino Salvador), José Antenor (Caio Castro) e Maria Amália (Sophie Charlotte). Para sobreviver, ela passou a realizar pequenos consertos pelo bairro, como trocar pneus, canos e arrumar eletrodomésticos, o que lhe garantiu apelidos como "Marido de Aluguel" e "Pereirão".

Porém, Griselda não contava com o desprezo e o preconceito de José Antenor. Único filho a cursar uma universidade, o estudante de medicina se apaixona por Patrícia (Adriana Birolli), filha da socialite Tereza Cristina Velmont (Christiane Torloni). Com vergonha de sua origem humilde e da mãe nada vaidosa e durona, ele contrata uma atriz decadente para se passar por sua mãe milionária em seu noivado. Griselda, que realiza serviços na casa e no restaurante dos Velmont, descobre a farsa do filho. Nesse momento, os caminhos tão diferentes de Griselda e Tereza Cristina se encontram.

La Velmont

Nascida em berço de ouro, Tereza Cristina está sempre coberta com as melhores grifes e muitas joias. Frequentadora assídua de spas, festas e salões de beleza, se esforça para manter o sobrenome na roda dos ricaços da cidade. Ao se apaixonar pelo chef de cozinha René (Dalton Vigh), advindo de uma falida família, deu a ele um restaurante sofisticado na Barra, o Le Velmont.

Ainda que ela seja enlouquecida pelo marido, ela detesta seu jeitão boa praça e pacificador. René adora ajudar quem precisa e ela não suporta estar próxima ou bancar a boa samaritana para pobres ou subalternos. Mesmo assim, nada em sua vida funciona sem o mordomo Crô (Marcelo Serrado), que promete ser um dos grandes destaques da novela. Grudado na madame 24 horas, usa topete alto, roupas justas e assume seu lado feminino sem medo.

Reviravolta

Ao descobrir a enganação do filho, Griselda é expulsa da casa de Tereza Cristina e acusada de ser tão farsante quanto o filho. Humilhada pela situação, jura limpar e honrar seu nome à família. Mas ela não contava com uma reviravolta em seu destino. Após anos jogando na loteria sem muita esperança, a faz-tudo ganha um prêmio de 30 milhões que promete mudar sua visão da vida e como todos ao redor sempre a trataram. Resta a ela escolher qual caminho trilhar.

Rapidinhas

- Susana Vieira estava escalada para o papel de Ângela Vieira, uma atriz decadente capaz de tudo para ganhar algum dinheiro, mas foi vetada. Oficialmente, a Globo declarou que havia muitas semelhanças entre essa personagem e a do seriado Lara com Z, mas se comenta que o temperamento difícil da atriz fez com que fosse cortada. Já seu namorado Sandro Pedroso ganhou o papel do mágico Mandrake.

- Para viver Crodoaldo Valério, Wolf Maia exigiu que fosse escalado um ator hétero capaz de mergulhar de cabeça no mundo de frivolidades do personagem.

- Carolina Dieckmann interpreta Teodora, uma "piriguete", como define o autor da novela, que abandonou o marido (Malvino Salvador) e o filho para viver nos EUA ao lado de um pugilista, Dudu Azevedo. Carolina pegou pesado na malhação e está com o corpo mais curvilíneo.

- Alexandre Nero volta na pele de outro vilão, Baltazar. Motorista de Tereza Cristina, sofre com as represálias da madame e desconta na esposa Celeste (Dira Paes) e na filha. Logo nos primeiros capítulos, ela suportará em silêncio a violência doméstica.

- O diretor Wolf Maia também atua como um dono de um quiosque que leva um relacionamento aberto com Zambeze (Totia Meirelles).

- O ator português Paulo Rocha estreia em novelas brasileiras no papel de Guaracy Martins, dono do bar em que Malvino Salvador trabalha. Ele é apaixonado por Griselda.

- Julia Lemmertz e Dan Stulbach são o casal Esther e Paulo, donos da grife Fio Carioca e que descobrem não poder ter filhos.

- Em cartaz com o musical Um Violinista no Telhado, José Mayer não pôde se desvencilhar da longa barba e pediu afastamento da novela. Por isso, Dan Stulbach assumiu o papel de Paulo e Mayer se tornou o marido perdido de Griselda. Ele reaparecerá desmemoriado logo que a ex-mulher ganhar na loteria.

- Após fazer o público gargalhar com a Copélia de Toma Lá, Dá Cá, Arlete Salles retorna às novelas na pele de Vilma, uma taxista otimista que cuida da filha Letícia (Tânia Kalil) e da neta.

Por Angela Miguel

Atualizado em 10 Abr 2012.