Guia da Semana

Arte: Fernando Kazuo


O Campeonato Brasileiro chega a sua reta final e com ele jogos eletrizantes, partidas heróicas e muita garra e disposição em campo para buscar os três pontos e uma posição melhor na tabela. A oito rodadas para o término, cinco times brigam diretamente pelo título. Do líder Cruzeiro, 54 pontos, ao quinto colocado Internacional, com 47, são apenas sete pontos de distância.

No domingo, quatro grandes clássicos regionais aceleram essa disputa: Vasco x Flamengo, Cruzeiro x Atlético Mineiro, Grêmio x Internacional e, o maior de todos, Corinthians x Palmeiras. Conhecido como Grande Derby ou Derby paulista, o primeiro confronto se deu em 6 de maio de 1917, com a vitória do time palestrino por 3x0. De lá para cá, foram 333 jogos, sendo 120 vitórias para o alviverdes, 100 empates e 113 êxitos corintianos. O jogo acontece domingo, no Pacaembu, às 16 horas, com transmissão pela Sportv.

Este ano foram dois confrontos entre as equipes, com uma vitória alvinegra pelo Paulistão (gol de Jorge Henrique), quebrando um tabu de sete jogos e mais de três anos sem vencer o rival. A última partida foi pela 12ª Rodada do Campeonato Brasileiro e resultou em um empate por 1 a 1, com gols de Edinho para o Palmeiras e novamente Jorge Henrique para o Corinthians.

Foto: wikipedia


Adenor Leonardo Bacchi (Tite) assume o time do Parque São Jorge com a responsabilidade de recuperar um elenco balado por sete jogos sem vencer no torneio nacional. A última partida foi contra o Guarani e resultou em um polêmico 0x0, com anulação de dois gols do Timão. Ela marcou a volta de Ronaldo aos campos, atleta que jogou apenas quatro partidas no campeonato e atuou pela última vez em 8 de setembro, contra o Atlético Paranaense.

Comandado por um interino até a rodada passada, o Corinthians conta com uma torcida que pode ser a solução e o problema ao mesmo tempo. A Fiel promete encher o estádio e ser o 12º em campo. Mas, um resultado adverso pode complicar ainda mais essa relação com os jogadores, já que a torcida há partidas cobra raça e determinação de algumas peças do elenco. O técnico afirmou que pretende contar com Ronaldo para as oito partidas que restam, em busca da arrancada final e sonhar com a taça, para não passar o ano do centenário em branco.

Foto: wikipedia


Após vitória convincente e classificação para as quartas de finais da Sulamericana, o Palmeiras deixa o campeonato continental de lado para pensar exclusivamente no nacional. No domingo, o duelo contra o Corinthians vale a chance de buscar uma classificação para a Libertadores. Com 44 pontos, o time está a dois do Atlético-PR, último do G-4.

Para o clássico o Palmeiras não contará com Valdívia, um dos principais craques do elenco, além de Gabriel Silva e Márcio Araújo, por causa do terceiro cartão amarelo. A esquadra ainda vem com um desgaste maior, já que jogou durante a semana. O Corinthians conta com uma preparação e concentração de uma semana para o clássico. O jogo também marca o reencontro do técnico Tite com seu mestre e guru Felipão, responsável por convidá-lo para fazer teste ainda como jogador nas categorias de base e pelo apelido que Adenor carrega até hoje. Mais um jogo eletrizante e você não pode ficar de fora dessa.

Atualizado em 6 Set 2011.