Guia da Semana
TV
Por Redação Guia da Semana

Gripado...

...combina com preguiça que combina com....

Foto: Getty Images

... hábitos inadequados de alimentação e de higienização de alimentos, fatos que não melhoram em nada a saúde de ninguém, pelo contrário: podem até agravar! Então, o melhor a fazer é deixar a preguiça de lado ou, se a situação não permitir, peça para que alguém próximo a você lhe ajude a selecionar, higienizar corretamente e até mesmo preparar alguns alimentos que são muito importantes na fase de "fortalecimento" do sistema imunológico.

Aqui vai a dica: se você quiser que sua gripe dure menos tempo, consuma hortaliças e vegetais, que são veículos de nutrientes importantes. Quanto mais variada a cor dos alimentos que compõem seu prato, maior a diversidade de nutrientes que você terá na sua refeição. Por exemplo: os alimentos alaranjados costumam ser ricos em vitamina A, assim como os verde-escuros são ricos em ferro e assim por diante.

Não se esqueça de acrescentar castanhas a uma refeição diária, pois elas são ricas em minerais importantes para o organismo. Mas não consuma excessivamente, pois apesar de serem ótimos alimentos, contêm quantidade significativa de gorduras que fazem diferença no total de calorias ingeridas diariamente. As carnes, por sua vez, são ricas em ferro e nelas encontra-se também boa quantidade de outro nutriente chamado zinco, que é importantíssimo para a manutenção do sistema imunológico. Mas atenção para as carnes gordurosas, pois gordura em excesso deve ser evitada.

Por fim, lá em cima eu falei que é importante higienizar corretamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, pois não basta somente lavar com água corrente ou acrescentar vinagre às folhas; dessa forma não se mata nenhum microorganismo que pode fazer mal à saúde. A forma mais eficaz de realizar esse processo é adquirindo soluções de cloro, que são vendidas em mercados, ou até mesmo a utilização de cloro - mas diluído conforme a instrução da embalagem do produto, pois nem todo cloro pode ser utilizado nos alimentos, visto que podem conter outras substâncias como fragrâncias.

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Emmy Awards 2020 é neste domingo (20), saiba como assistir à premiação!

TV

Filmes da semana na TV: confira a programação de 24 a 30 de agosto

TV

"Sterblitch não tem um Talk Show: o Talk Show" estreia dia 5 de junho, no Globoplay

TV

MasterChef Profissionais: cozinheiros precisam reproduzir prato de restaurante nesta terça-feira (12)

TV

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Nat Geo Kids apresenta a pré-estreia da segunda temporada da série “Pablo”

TV

De novelas suspensas a programa inédito, Globo promove mudanças em função do Covid-19

TV