Guia da Semana

Foto: Getty Images



Entendeu a pergunta? Se não, você pode ter dois problemas: não entender que estou falando de busca de empregos e talvez um "skill" essencial em várias oportunidades de emprego.

Em 2002, quando cheguei na cidade de São Paulo, após concluir meu curso de Ciência da Computação, me recordo de comprar jornais, imprimir vários currículos, enviar vários por correio ou até mesmo ir até a Rua Barão de Rio Branco, entrar no edifício número 140 e entregar manualmente vários currículos, na tentativa de uma oportunidade de trabalho.

Esse tipo de busca de emprego está se tornando cada vez mais "raro", pois nos últimos anos, nestas mesmas empresas de contratação, você agora ouve : "Não recebemos mais currículos impressos, por favor, se cadastre no nosso site".

Este cenário nos leva ao tema desta coluna: como a internet nos ajuda na busca e conquista de um emprego. Além de curso superior, pós-graduação, certificações, segunda língua entre outras habilidades, é essencial manter-se atualizado neste assunto.

A internet tornou-se uma ferramenta essencial na vida dos chamados Headhunters (caçadores de talentos) e consequentemente, torna-se essencial você possuir seu currículo cadastrado e atualizado na internet.

Mais inovador, ainda na busca de emprego, é a utilização de sites de relacionamento na busca de oportunidades e na busca de profissionais por parte desses caçadores de talento. Sites de relacionamento, como orkut, facebook e linkedin (este sim muito profissional) estão sendo cada vez mais utilizados para esta finalidade.

Eu faço parte desta estatística de conquista de empregos utilizando esse tipo de site. Atualmente trabalho em uma empresa multinacional na área de Tecnologia de Informação e consegui minha colocação profissional através do "networking" do site linkedin.com, onde um ex-gerente me encontrou e a partir dai começamos uma conversa e em seguida o processo de colocação profissional.

Dessa forma, sempre recomendo para as pessoas que procuram e me questionam sobre o tema colocação profissional: "tão importante quanto sua formação profissional, é seu networking" e este é o principal objetivo das redes de relacionamento: criar e manter seu networking.

Quem é o colunista: Mário Eduardo Bueno Ferreira.

O que faz: Gerente de Projetos na área de Tecnologia da Informação.

Pecado gastronômico: Massas.

Melhor lugar do mundo: Minha casa em Serrania - Minas Gerais.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.