Guia da Semana

Humor malvado

Luiz Fernando Guimarães deixa os seriados de lado e volta às telinhas para interpretar o mordomo vilão Nicolau, na novela Cordel Encantado

Foto: TV Globo/João Miguel Junior


Seu jeito irreverente e debochado marcou as noites de sexta, interpretando o personagem Rui, da série Os Normais. Trilhando o caminho oposto ao muitos atores, destacou-se na profissão fora das novelas, em séries de comédia, teatro e cinema. Após dez anos sem participar de folhetins, Luiz Fernando Guimarães volta à tona de uma forma diferente: dá vida ao mordomo arquivilão Nicolau, na próxima novela das 18h, na Globo, Cordel Encantado.

O acaso

O ator carioca, de 61 anos, teve a entrada no mundo artístico por acaso. Antes de colocar o pé no tablado, trabalhava como bancário. Em 1974 foi chamado para substituir um amigo na peça Inspetor Geral - a estreia do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. Capitaneado por Regina Casé e Hamilton Vaz Pereira, Luiz Fernando Guimarães se transformou em um dos fundadores da companhia, que apostava no teatro novo e na irreverência demolidora, marcando a dramaturgia brasileira e, sobretudo, o jeito de fazer comédia.

Estreou no cinema em 1976, no longa O Ibrahim do Subúrbio. Apesar de apresentar com desenvoltura e facilidade o viés da comédia, soube desempenhar bem papéis dramáticos, como no filme O que é Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto, no qual fez um dos sequestradores do embaixador norte-americano Charles Elbrick. Participou ainda de programas infantis, como o Sítio do Picapau Amarelo e colaborou na dublagem do desenho Irmão Urso (2003), da Disney.

Os programas


MarisaOrth, Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres e Evandro Mesquita no longa Os Normais (Foto: divulgação)

O destaque mesmo veio a bordo das sérias com temáticas jovens e humor com base no nonsense e na sátira. Foi roteirista e ator de TV Pirata, transmitido pela Globo, entre 1988 a 1990 e em 1992. O programa consagrou atores e atrizes, como Cláudia Raia, Débora Bloch, Marco Nanini, Ney Latorraca, Guilherme Karan, entre outros.

Entre junho de 2001 a outubro de 2003, integrou o seriado Os Normais. As situações inusitadas vividas pelos noivos Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) rendeu tanto sucesso em audiência que até hoje nenhum outro bateu a marca de 28 pontos.

A série ganhou vários prêmios, entre eles o Troféu Imprensa de Melhor Programa Humorístico de 2002 e o de melhor humorístico no ano de 2001 e 2002 pelo Gran Prêmio de TV Latina. E ainda rendeu dois longas metragens ( Os Normais, Os Normais 2), que alcançaram, juntos, mais de 5 milhões de espectadores.

Com o término da série, Luiz Fernando passou a fazer parte da equipe de roteiristas do diretor José Alvarenga Jr, ao lado dos escritores Alexandre Machado e Fernanda Young, Luiz Fernando. O grupo foi responsável pela criação das séries Minha Nada Mole Vida, Os Aspones e do quadro Super Sincero, no Fantástico.


Trailer de divulgação do filme Os Normais 2 / Imagens Filmes


A sua participação do teatro ocorreu ao lado de Débora Bloch, em Fica Comigo Esta Noite, de Jorge Fernando. Novamente ao lado de Regina Casé, criou o monólogo Castiçais. Atuou na peça 5X Comédia, dirigida por Hamilton Vaz, que ficou sete anos em cartaz e se tornou o primeiro espetáculo a ocupar o Canecão. Angariou em 2004 o prêmio Qualidade Brasil, como melhor ator teatral no gênero comédia, por sua atuação em O Caso da Rua ao Lado.

Volta à novela

Após mais de dez anos afastado das novelas - atuou em Cambalacho (1986) e Uga-Uga (2000) - o novo desafio que Luiz Fernando Guimarães vai viver será ao lado de uma conhecida amiga, Débora Bloch, na novela Cordel Encantado. Ela, no papel da duquesa Úrsula; ele, seu mordomo e amante Nicolau. Apesar de trabalharem juntos em outros programas, essa será a primeira vez que vão contracenar na mesma novela. 

Escrito por Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção de Ricardo Waddington, o folhetim está programado para estrear em abril. Enquanto não chega, quem quiser conferir os atores do futuro par romântico pode sintonizar no canal pago Viva. Ele reexibe a série TV Pirata todo sábado, à 0h. Nela, Luiz interpreta o empresário Reginaldo, e Deborah vive a romântica Natália, na novela nonsense Fogo no Rabo. Agora, se depender dos dois atores, a próxima trama das seis da Globo está com o humor garantido.

Atualizado em 12 Fev 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Volta de "CQC" é certa, segundo diretor da atração

Estreia e emissora ainda não foram decididos

Transmissão do Billboard Music Awards 2017 na TV e internet

Premiação musical será exibida pelo TNT neste domingo, 21

Transmissão do MTV Movie & TV Awards 2017 na TV e Internet

O ator e comediante Adam Devine vai apresentar a premiação

Quarta temporada de ‘Adotada’ estreia nesta terça-feira (11), na MTV

Maria Eugênia vai rodar por todo o Brasil em 13 novos episódios inéditos

Marcos é expulso do BBB 17

A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá esteve nos Estúdios Globo nesta segunda-feira (10)

Talk show de Tatá Werneck estreia hoje no Multishow

"Lady Night" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30