Guia da Semana

O clima mais ameno já está dando sinais de que o Inverno está indo embora e a Primavera apontando por aí. Nessa entressafra de temperaturas variantes, fica a dúvida do local ideal para receber os amigos em casa. Se você mora em apartamento, pode seguir a tendência de customizar a varanda ou o terraço e dar um novo significado ao espaço que antes apenas servia como abrigo de vasos e plantas.

Churrasqueira, forno de pizza, spas, sala de leitura, brinquedoteca, bar, lounge, até mesmo uma extensão do living ou da sala de jantar são ótimas sugestões para aproveitar a varanda. Para proporcionar um espaço como esse dentro da sua própria casa, as construções têm valorizando cada vez mais esta área nos apartamentos.

Antes com dimensões reduzidas que comportavam no máximo duas pessoas em pé, agora são atrações nas residências modernas, até mesmo nos apartamentos pequenos. Ganharam tamanhos maiores e pedem decoração caprichada, que podem transformá-las em área de aconchego e bem-estar durante o ano inteiro.

Para levar em conta

De acordo com a arquiteta Ana Paula Perez, diretora de projetos da C+A Arquitetura e Interiores, a varanda passou a se comportar como uma extensão do apartamento principalmente após a implantação de tecnologias que garantem a possibilidade de fechar o espaço. "Estamos implementando esse tipo de cartilharia (cortinas de vidro) que permite isolar a área externa da área interna. Além de fazer da possibilidade de fazer um novo cômodo, também já tivemos a oportunidade de usar esse método para estender a área social do apartamento", informa.

No entanto, mesmo fechando essa área com vidro, é preciso ter em mente que a varanda não fica completamente isolada da interferência do sol e alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, a arquiteta alerta para a escolha dos tecidos usados para adornar, pois grande parte não é resistente aos raios solares e as cores acabam desbotando. Assim, os mais indicados são os emborrachado ou tipo lona.

Pelo mesmo motivo do tecido, a opção do piso certo também é importante. "Alguns clientes preferem usar piso de madeira, mas a madeira fica muito suscetível se o espaço contar com insolação direta. Preferimos colocar piso frio, porcelanato ou até mesmo pedra natural, que oferecem essa resistência necessária para o piso", pontua.

Novo olhar

A decisão da reestruturação da varanda precisa ser estabelecida entre o cliente e o arquiteto, pois o profissional irá analisar, dentro do espaço e das restrições do edifício, a viabilidade de implementação do desejo do cliente. Para começar a inspirar essa reforma, Ana Paula Perez indicou cinco opções de projetos para renovar os ares da varanda de apartamento.

Churrasqueira

Quem não dispensa um bom churrasco, pode fazer da varanda uma área totalmente voltada para o lazer. Além da churrasqueira, uma mesa de jantar e uma pia com cuba são essenciais para dar apoio para as pessoas servirem a comida e deixarem os copos, os talheres, louças para o almoço, jantar ou um evento qualquer.

Área de bar

Banquinhos altos com apoio atrás, um armário projeto para colocar bebidas e uma ambientação bacana são os itens necessários para transformar a varanda em um barzinho bem charmoso. Se quiser incrementar, e a legislação do prédio permitir, pode trocar as lâmpadas de foco aberto pelas alógenas - que são as amarelas -, e até usar um lustre pendular.

Lounge

Como uma continuação mais intimista da sala de estar, a varanda pode ganhar sofás e poltronas e se tornar um lounge. Uma mesinha baixa - estilo as de centro - é interessante para complementar o visual do espaço, além de servir para apoiar copos e revistas.

Brinquedoteca

Quem tem criança em casa sabe que não há nada que mais gostem do que brincar, ainda mais se tiver espaço para isso. Assim, a varanda pode transformar-se em uma brinquedoteca. As cadeiras e vasos podem dar espaço para um armário cheio de brinquedos e ter o piso revestido de borracha, para dar mais conforto térmico.

Jardim

Para se ter um belo jardim na sacada, é necessário tomar alguns cuidados para não comprometer a estrutura física do prédio. O projeto de paisagismo tem que ser baseado em vasos e criterioso quanto à escolha das plantas, que precisam ser resistentes à iluminação forte - já que tem horários em que a incidência do sol é direta -, e se adaptem bem a poucos ventos. No espaço, ainda cabe um pufe ou uma cadeira de leitura para dar mais charme ao jardi

Cheque se é legal

Antes de fechar qualquer tipo de projeto para reformar a sacada, é necessário consultar o estatuto do condomínio, pois ainda há muitos edifícios que não permitem fazer alteração a fachada, muito menos fechar o espaço com vidro.

"Já soubemos de algumas pessoas que passaram apuros ao fechar a varanda e tiveram que retirar o isolamento, já que foi proibido pelo condomínio. Antes de pensar em fechar uma varanda, é estritamente necessário checar o que especifica essa cláusula das leis do condomínio. Uma vez feito isso, acredito não ser necessário mostrar o projeto para o síndico", esclarece Ana Paula.

Outra coisa que precisa ser conferida antes de mudada é a iluminação da varanda. Segundo a arquiteta, normalmente, a iluminação de prédios é do tipo DL fluorescente compacta, que são aquelas lâmpadas com foco aberto e não fazem destaque. "As pessoas só podem mudá-las se o estatuto do prédio permitir. Caso isso seja possível, costumamos trocar pelas lâmpadas alógenas, as amarelas", aconselha.

Dicas de lojas de móveis e objetos para dar charme e elegância a sua varanda:

Breton Actual
Telefone: (11) 5506-5248
Site: www.breton.com.br

Artecfacto
Telefone: (11) 3087-7000
Site: www.artefacto.com.br

Casual
Telefone: (11) 3062-1701
Site: www.casualmoveis.com.br

L´oiel
Telefone: (11) 3896-3211
Site: www.loeil.com.br

Atualizado em 10 Abr 2012.