Guia da Semana

O centro de convenções de Los Angeles foi palco de mais uma Eletronic Entertainment Expo, ou E3, o maior evento da indústria de jogos eletrônicos do mundo.

O que diferenciou o evento deste ano foi a possibilidade de ver, e experimentar, o futuro. As três empresas que possuem consoles à venda no mercado hoje, a Microsoft com o Xbox 360, Nintendo com o Wii e a Sony com o Playstation 3, apresentaram inovações tecnológicas que somente existiam nas conversas de crianças (e adultos), que imaginam como seria entrar no videogame e se inserir no jogo.

A Microsoft mostrou esse ano o Projeto Natal, criado por um curitibano chamado Alex Kipman, que deu o nome de "Natal" ao projeto para homenagear o Brasil. A ideia principal é facilitar o acesso do Xbox 360 a mais pessoas, utilizando uma câmera que capta os movimentos em 3D, criando várias possibilidades de novos jogos. O vídeo abaixo mostra algumas das muitas possibilidades que o projeto apresenta:



Ao mudar o esquema de controle tradicional, a Microsoft tenta ganhar uma fatia do público-alvo que se interessa pelas inovações do Nintendo Wii, que inovou a indústria do videogame ao introduzir um console que tem como prioridade jogos com sensores de movimento, e é hoje o mais vendido desta nova geração. Outra demonstração importante da Microsoft com o Natal foi a interação de uma pessoa com um personagem virtual, um menino chamado Milo. Este personagem consegue ler o tom de voz de quem fala com ele, reconhece a cor das roupas e objetos e recebe objetos escaneados, criados em tempo real. A grande inovação, com essa demonstração, se apresenta com a possibilidade de, em jogos futuros, os personagens que interagem com o jogador possam ler as reações aos acontecimentos do jogo em tempo real e reajam de acordo. Assim a experiência fica mais fluída e real.



O Project Natal tem previsão de lançamento em dezembro de 2010.

A Sony também apostou em um projeto de sensor de movimentos, porém resolveu não se afastar muito da linha apresentada pelo Nintendo Wii. Foi apresentado na E3 o "Magic Wand", ou Varinha Mágica, que é um controle com uma esfera luminosa na ponta. Essa esfera consegue emular qualquer objeto na tela do console da Sony, o Playstation 3. A demonstração da Sony mostrou um desenvolvedor, transformando o controle em raquete de tênis, uma arma, e até um chicote laser. E todos esses objetos virtuais interagindo dentro do jogo.



A Sony partiu da ideia do Wii e deu um passo adiante, aumentando a interação e os gráficos dos jogos para criar uma experiência mais realista ao jogador. Esse modelo de controle baseado em sensor de movimento possui um apelo maior aos jogadores mais veteranos de videogames, já que mantém um controle para referência no jogo, ao contrário do Projeto Natal, que tende a um apelo a jogadores casuais.

O Nintendo Wii teve que provar nessa E3 que ainda é a empresa mais inovadora da Indústria dos videogames, e apresentou o Wii Vitality sensor (Sensor de vitalidade do Wii). Nenhuma demonstração foi apresentada, porém a ideia deste acessório é ser ligado ao dedo do jogador e captar os batimentos cardíacos em tempo real, habilitando o jogo a de acordo com o nível de tensão do jogador. Outras possibilidades são pequenos jogos que se utilizem dessa característica, desafiando o jogador a manter a calma, enquanto os estímulos vão aumentando.

A Nintendo, estabelecida como líder de vendas, foi conservadora em inovações de acessórios baseados em sensor de movimento, focando sua palestra em mostrar novos jogos que agradam tanto a jogadores casuais como veteranos.
O que irá realmente provar a eficácia e diversão com essas inovações apresentadas esse ano são os desenvolvedores de jogos, que farão o possível para fazer nossos sonhos de criança (e adultos) se tornar realidade.
Quem é o colunista: Formado em jornalismo, casado e trabalha em uma empresa de tecnologia.

O que faz: Gosto de assistir filmes, ficar em casa, ler, conhecer lugares novos e jogar videogame.

Pecado gastronômico: Sorvete de capuccino, feito em casa por mim e pela minha esposa.

Melhor lugar do mundo: Minha casa, em um sábado chuvoso, à tarde, com minha esposa, um computador e meus videogames..

Fale com ele: camposaraujo @hotmail.com ou acesse seu twitter .

Atualizado em 6 Set 2011.