Guia da Semana

Foto: Getty Images


Nessa época de festas e férias, quando nós visitamos e viajamos, é importante perceber como o convívio com amigos e familiares é uma prática agradável: os encontros em casas de praia, sítios ou mesmo hotéis, em varandas, cozinhas e áreas de lazer em geral podem e devem ser repetidos em nossas casas. Acredito ser unânime o desejo de ter uma casa ampla e espaçosa, mas, por questões de praticidade ou financeiras, muitas vezes isso não é possível. Porém, usando de certos artifícios, conseguimos transformações muito interessantes nos ambientes.

A ideia é, cada vez mais, usar a casa toda, conjugar ambientes e transformar espaços pequenos e compartimentados em ambientes integrados e amplos. Podemos ver isso nos apartamentos novos, onde quase invariavelmente encontramos churrasqueiras ligadas às salas de estar e almoço. Simplesmente retirar paredes pode deixar algumas pessoas assustadas. Podemos usar alternativas, como portas de correr, persianas e painéis, para quem ainda considera essa integração um pouco ousada, mas garanto que estes elementos estarão, em grande parte do tempo, recolhidos e que, em uma próxima oportunidade, deixarão de existir.

Nossa casa deve ser o lugar onde queremos estar, para onde queremos voltar depois dos dias cada vez mais corridos e do trânsito enlouquecedor. Digo isso apesar de ser uma pessoa que adora sair, passear e viajar. Nada melhor que encontrar um espaço que nos acolha e traga lembranças e energia positiva de momentos ali muito bem vividos. Uma casa acolhedora não é uma casa pequena e repleta de móveis e acessórios, e sim aquela onde identificamos a personalidade de seus moradores, seja por objetos, cores ou pequenos detalhes, ainda que em um ambiente minimalista, limpo e claro.

Outro dia estive em uma palestra da designer italiana Rosita Missoni. Ela usou a seguinte frase: "Sabemos que estamos fazendo certo quando somos copiados". Adoto a integração de sala e cozinha na minha casa há bastante tempo e, a cada encontro que promovo, recebo vários elogios, além de perceber que, realmente, os convidados estão usufruindo desta solução. Uns ajudam a preparar a comida, outros, os drinks, enquanto alguns preferem escutar música e ficar na varanda observando toda a movimentação. Tenho certeza que esta ideia estará em sua lembrança quando tiver a oportunidade de construir ou reformar.

Procuro sempre transmitir para meus clientes esse conceito de espaço integrado e completo. A primeira reação costuma ser conservadora, mas após alguma argumentação, a grande maioria concorda com, podemos até dizer, essa mudança no "estilo de vida", e garanto que a satisfação de poder desfrutar mais de suas casas, tanto no dia a dia como em momentos especiais, torna essa mudança absolutamente positiva e aprovada.

Quem é a colunista: Uma pessoa de bem com a vida.


O que faz:Arquiteta, atua nas áreas residencial e comercial.

Pecado gastronômico:Chocolate, qualquer chocolate.

Melhor lugar do mundo:Uma praia.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Quase tudo, ouço música o dia todo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.