Os laminados também são pisos de madeira, porém é madeira de alta pressão, como uma fórmica com alta resistência. Segundo a
Eucatex a maior fabricante do mercado,
"os laminados são produzidos a partir da impregnação do papel em resinas (fenólicas e melamínicas) prensadas em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único (fórmica). Esse tipo de piso é colado diretamente na base com adesivo de contato" .
Além disso, o custo é menor que o piso de madeira. E o substrato (HPP no caso da Eucatex) é fabricado de madeira de eucalipto, isto é, ecologicamente correto, proveniente de florestas certificadas. Não necessita verniz e sua cola é à base de PVA D3, não havendo necessidade de colar ou pregar o piso no contrapiso.
Ainda de acordo com a Eucatex, a limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias, e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone. Uma vez por semana (ou quando necessário) a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro em 1 litro de água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.
Não é recomendado o uso de água em abundância ou ceras, que promovem formação de uma camada de gordura sobre o piso, dificultando a limpeza. Cuidado com grãos de areia, eles danificam o piso.
"Recomenda-se colocar capachos ou pequenos tapetes na entrada dos ambientes para conter o excesso de sujeira dos sapatos. Utilizar cadeiras com rodízios de poliuretano e feltros adesivos protetores em pés de mesas, cadeiras e móveis também são procedimentos recomendados" .
Os pisos laminados podem ser instalados sobre cerâmica, lajotas de pedras e concreto. Sempre em superfícies regularizadas, limpas e secas. E não pode ser colocado sobre carpetes têxteis e carpetes de madeira de qualquer espessura. Nestes dois casos, os revestimentos devem ser removidos.
Atualizado em 6 Set 2011.