Guia da Semana

Foto: Getty Images


Escolher pisos é uma tarefa que deve começar ainda no projeto, afinal, existe todo um preparo na sua colocação, levando-se em consideração, principalmente, a espessura e a forma de assentamento. Mesmo se opção for utilizar a madeira, sobre a qual vou falar, existe um leque enorme de possibilidades.

Dois aspectos fundamentais da madeira são a estética e a funcionalidade, além do valor, lógico. A arquitetura sustentável nos indica o caminho da utilização de madeira, visto que é um material renovável - embora o reflorestamento cause danos ao solo. Estive há pouco tempo visitando uma plantação de eucaliptos, e é muito diferente do que sempre imaginamos sobre o local de onde é retirada a madeira, pois já não é mais uma mata, mas, sim, alamedas muito organizadas e de dimensões descomunais.


O cuidado com meio ambiente tornou-se fundamental nos projetos. Todos os arquitetos, agora, buscam estas soluções, indicando sempre empresas certificadas, pois não se trata mais de uma tendência, mas, sim, da necessidade de garantir a qualidade de vida no planeta.

A madeira é meu acabamento preferido para piso e, de acordo com a necessidade do ambiente, podemos optar pelas tonalidades e pelos formatos. Hoje encontramos uma enorme variedade de pisos que imitam madeira. Até poucos anos atrás, eu era absolutamente contra esta solução, pois o mercado não oferecia produtos de qualidade. Existia uma grande resistência para a sua utilização e, realmente, só eram fabricadas algumas cerâmicas extremamente brilhantes de custo baixo, mas esteticamente muito fracas. Sei que eram bastante comercializadas para um padrão simples de residências.


Hoje, reconheço que pode ser uma solução fantástica. Observo, cada vez mais, lojas sofisticadas e mesmo ambientes corporativos com estes pisos. Além das cerâmicas, existem opções em cimento e PVC, o que indica que o aspecto da madeira é uma preferência em todas as classes e categorias de obra. Agora podemos empregá-la em situações que, até pouco tempo atrás, seriam inviáveis, por questões de praticidade, por exemplo, em ambientes que precisam ser lavados ou que não possam ter manutenção mais complicada.

Um assoalho de madeira natural, além do visual, possui uma característica especial. Na verdade, acho que isso é o que mais me encanta: o som produzido pelos passos, principalmente quando sua colocação é feita através de barrotes, que é a maneira mais antiga e demorada. Foram desenvolvidas colas que substituem esses barrotes ou o sistema de parafusos, mas, além de acabar com o charme do som oco, que remete aos grandes salões antigos e mesmo a palácios e museus, voltamos à questão da arquitetura sustentável, pois se trata de um material químico. Estão sendo desenvolvidas colas a base de água, mas o resultado ainda não é definitivo.

Observar é um dos exercícios que arquitetos mais gostam de fazer. Seja a natureza, grandes construções ou simplesmente algum detalhe, quando visito casas e apartamentos antigos, fico encantada com o trabalho que era feito em tacos, os diversos desenhos, misturando formatos e cores, mostram, além da mão de obra especializada e delicada, a criatividade e a valorização do piso como elemento na estética dos ambientes. Gostaria que todas as pessoas tivessem esse costume de sempre olhar para o chão e, cada vez mais, valorizar a madeira como acabamento especial.

Leia as coluna anteriores de Sylvia Figueiró

Reformar

Cores

Integração de espaços

Quem é a colunista: Uma pessoa de bem com a vida.


O que faz:Arquiteta, atua nas áreas residencial e comercial.

Pecado gastronômico:Chocolate, qualquer chocolate.

Melhor lugar do mundo:Uma praia.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Quase tudo, ouço música o dia todo.

Fale com ela: [email protected]






Atualizado em 21 Set 2011.