Guia da Semana

Data de Nascimento:
26/04/1981
Signo:
Touro
Local de Nascimento:
São Paulo,Brasil

Mariana Ximenes do Prado Nuzzi soube que queria seguir a profissão de atriz a partir dos seis anos de idade, quando estreou na escola a peça Cinderela. Morando em São Paulo, a artista começou a estudar teatro com 12 anos. Aos 13, conseguiu sua primeira participação em novelas em 74.5 - Uma Onda no Ar, da extinta TV Manchete. Quatro anos depois, aos 17, a filha de uma fonoaudióloga e de um advogado resolveu se mudar para o Rio de Janeiro. Lá, passou a morar sozinha e conquistou seus primeiros papéis de destaque, como a freira Celi da novela Andando nas Nuvens, na Rede Globo.

Nessa emissora, aliás, a atriz fez carreira em minisséries e novelas, como em Uga Uga, Força de um Desejo, A Padroeira e A Casa das Sete Mulheres, até ser a protagonista de Chocolate com Pimenta, com apenas 22 anos. Em 2005, voltou a se destacar no papel de menina rebelde em América. Além disso, ainda protagonizou Cobras e Lagartos, de 2006. No cinema, Mariana também ganhou destaque com O Invasor e O Homem do Ano e soma cerca de dez filmes no currículo. Atualmente, as maldades que realiza através da vilã Clara são algumas das principais razões da grande audiência de Passione.

Curiosidades

- Realiza propagandas desde os 12 anos. Já soma no currículo mais de 200 comerciais.

- Sua estreia no cinema foi em 2001, no longa Caminho dos Sonhos.

- Foi casada com o produtor de cinema Pedro Buarque de Hollanda, entre 2001 e 2009.

- A atriz ainda procura investir no teatro - a única peça profissional que estreou até hoje foi Rosa Tatuada, de Tennessee Williams, em 2000.

- Antes de dar vida à freira Celi, de Andando nas Nuvens, Mariana passou dez dias em um convento para se ambientalizar com a personagem.

- Também realizou dublagem, para a série de animação Sorriso Metálico, de 2001 a 2005, e para o longa O Galinho Chicken Little, em 2006.

Prêmios

2009: Indicada ao Troféu Imprensa de Melhor Atriz por A Favorita.

2004: Indicada ao Prêmio Contigo de Melhor Atriz por Chocolate com Pimenta.

2003: Vencedora do Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro de Melhor Atriz Coadjuvante por O Invasor.

Na TV
Passione
A Favorita
Paraíso Tropical
Cobras & Lagartos
JK
América
Chocolate com Pimenta
A Casa das Sete Mulheres
A Padroeira
Uga Uga
Andando nas Nuvens
Fascinação (SBT)

No cinema
Quincas Berro DÁgua
JK - Bela Noite para Voar
A Mulher do Meu Amigo
Muito Gelo e Dois Dedos DÁgua
A Máquina
Gaijin
O Homem do Ano
O Invasor

Fotos: TV Globo / Thiago Prado Neri e Zé Paulo Cardeal

Atualizado em 6 Set 2011.