Guia da Semana

Foto: TV Globo/Ricardo Yamamoto
Júlia (Adriana Esteves) visita um museu arqueológico no Japão.

A Rede Globo estreia em 21 de março sua nova novela da faixa das 19 horas: Morde & Assopra, escrita por Walcyr Carrasco. Na trama principal, o telespectador acompanhará uma inusitada combinação de dinossauros e robôs, que mostrarão o passado, por meio da paleontóloga Júlia (Adriana Esteves), e o futuro, com o cientista Ícaro (Mateus Solano).

Durante o lançamento da novela, o autor contou de seu grande interesse por robótica e paleontologia. Além de ser fascinado pelos avanços tecnológicos japoneses, em especial os androides, Carrasco disse que a ideia de abordar o tema 'dinossauros' surgiu quando descobriu que a cidade em que foi criado, Marília (interior do Estado de São Paulo), é um campo de escavação com inúmeras espécies pré-históricas, inclusive algumas que existiram apenas naquela região.

O início da trama tem como cenário o Japão, para onde a trupe de Júlia viaja com o intuito de encontrar os restos de um réptil marinho, extinto há milhões de anos. Curiosamente, assim como na vida real, um forte terremoto atinge o país durante a história. O autor Walcyr Carrasco revelou, por meio de seu Twitter oficial, que, de alguma forma, teve uma premonição ao escrever o primeiro capítulo da novela. "Amigos, estou passado!". E em outro post no microblog: "Eu sei que sempre houve terremotos no Japão. Mas nessa proporção não são comuns. E o terremoto da novela também é fortíssimo"!

Confusões no Brasil

Foto: TV Globo/Bob Paulino

Família de Abner (Marcos Pasquim), o terceiro da esquerda para a direita, mora numa fazenda em Preciosa.

Enquanto isso, na fictícia cidade de Preciosa, aqui no Brasil, o fazendeiro Abner (Marcos Pasquim) luta para manter sua fazenda de café e sustentar a família. Ele e Júlia acabam se cruzando quando, ainda no Japão, ela conhece Ícaro (Mateus Solano), que conta para a paleontóloga sobre a existência de sítios arqueológicos em Preciosa. A notícia é suficiente para fazer com que a mulher vá para a cidade atrás deles. O casal se apaixona à primeira vista.

No entanto, o fazendeiro avisa que não pode derrubar seus pés de café, para ela escavar ossos de uma nova espécie de dinossauro, pois está cheio de dívidas e precisa da safra para salvar seus últimos bens. Por isso, ambos começam a viver uma verdadeira relação de amor e ódio. Uma das vilãs da trama será Celeste, vivida pela atriz Vanessa Giácomo, irmã da falecida esposa de Abner e apaixonada pelo cunhado. Por isso, tentará de tudo e fará muitas maldades para conquistá-lo.

Androides podem ter alma?

Foto: TV Globo/Marcio Nunes
Ícaro (Mateus Solano) e Naomi (Flávia Alessandra): ela é um robô na história.

Paralelo a estes acontecimentos, o telespectador também acompanhará a história de amor de Ícaro e Naomi (Flávia Alessandra). Médico por formação e cientista por opção, ele começa a se dedicar ao estudo da inteligência artificial e vai até o Japão à procura de novas tecnologias para criar um robô semelhante a sua mulher, Naomi, desaparecida após um trágico acidente de barco.

A intenção do cientista é que a máquina realmente possa substituir sua amada. Para tanto, ele cria uma espécie de robô com sentimentos, alimentado por vídeos do passado dos dois para que possa realmente criar uma memória e poder sentir e ser como Naomi. No decorrer da trama, o personagem de Caio Blat, sem saber de nada, se apaixonará pela androide.

Guerra à balança

Além desses temas, Walcyr Carrasco pretende abordar a eterna luta do culto ao corpo, só que de forma bastante humorada. Na trama, Cissa Guimarães interpreta Augusta, proprietária do Spa Preciosa, que cuida do negócio com bastante rigidez. Contudo, ela não imagina que dentro do local existe um tráfico de chocolates, feito pelo garçom Efraiim (Guilherme Gonzalez), responsável por tirar os hóspedes da dieta.

O spa ainda é destino de personagens como a atriz Duda Aguiar (Suzy Rêgo), que pretende passar uma temporada por lá para perder uns quilinhos extras e, futuramente, poder posar nua para uma revista masculina. Para ela, Augusta oferece o tratamento em forma de permuta: Duda não vai desembolsar nem um centavo pelos dias que passar no local, mas terá que fazer uma propaganda do lugar de graça quando estiver esbelta.

Foto: TV Globo/Estevan
Augusta (Cissa Guimarães) recebe a estrela Duda Aguiar (Suzy Rêgo) no spa.

Expectativas

Com a estreia da nova novela, a Rede Globo busca repetir o sucesso de Tititi, escrita por Maria Adelaide Amaral, também na faixa das 19 horas. Se depender do talento do elenco e do autor Walcyr Carrasco, que escreveu sucessos, como Caras e Bocas, Alma Gêmea e O Cravo e a Rosa, tem tudo para conseguir.

Em seu twitter oficial, o autor explicou como foi a escolha do nome da novela. "A gente estava procurando um título que falasse sobre o amor e suas dificuldades. E pensamos como é complicado viver uma relação. Apaixonar acontece de repente. Mas no dia a dia pode ser difícil um se adaptar ao outro", contou. "Então, às vezes a gente se descabela, ergue defesas, impõe limites, desconfia, tolhe... morde, mas depois pede desculpas, abraça, busca um novo caminho, abre o coração, faz carinho... assopra. E surgiu "Morde & Assopra" uma relação moderna entre duas pessoas diferentes, com dificuldades para conviver... mas que se amam de verdade!", justificou.

Atualizado em 21 Set 2011.