Guia da Semana

No dia 18 de janeiro, sexta-feira, a Globo transmite o primeiro episódio da minissérie de seis episódios Meu Nome é Liberdade, logo depois do Big Brother Brasil, na faixa das 23h. A produção, de 2015, é resultado de uma parceria entre Canadá e África do Sul e foi primeiramente exibida no país norte-americano, com o título The Book of Negroes. A série foi dublada por atores da própria emissora.

A trama companha a história de Aminata Diallo, que é sequestrada por europeus em sua vila na África quando tinha apenas 11 anos e levada para servir como escrava na Carolina do Sul, nos Estados Unidos do século 18. Por saber ler e escrever, no entanto, a mulher acaba se deparando com um destino diferente do de seus conterrâneos.

Durante a Guerra de Independência Americana, Aminata é recrutada para registrar o nome dos negros que ajudaram a Inglaterra em um livro conhecido como O Livro dos Negros. O registro garantia a eles a alforria e a oportunidade de recomeçarem suas vidas na Nova Escócia, território canadense. A partir daí a série narra a trajetória de Aminata Diallo em busca da sua liberdade, passando por um revolução em Nova York, o isolamento na Nova Escócia e a selva de Serra Leoa.

A série é baseada no premiado livro de mesmo nome, escrito pelo canadense Lawrence Hill e publicado em 2007. No elenco da produção estão nomes como Aunjanue Ellis, famosa por Yule Mae Davis em Histórias Cruzadas, Cuba Gooding, vencedor do Oscar por Jerry Maquire, a Grande Virada, e o também vencedor do Oscar Louis Gosset Jr.

Os episódios também estarão disponíveis no serviço de streaming Globoplay.

Atualizado em 18 Jan 2019.