Guia da Semana

Data de Nascimento: 21/08/70
Signo: Leão
Local de Nascimento: Brasília - DF







Biografia
Natural de Brasília, Murilo Rosa tem um extenso currículo na TV. Atuou em produções como A Casa das Sete Mulheres, A Padroeira e O Cravo e a Rosa. No cinema, participou dos curta-metragens Promessas - Histórias de Uma Conversão, de Heloísa Périssé, e Você Sabe Quem, de Maria Clara Guim, além do média-metragem Ismael e Adalgisa, de Malu de Martino. No teatro, fez Viva o Demiurgo, com direção de Bibi Ferreira, e Blue Room, de José Possi Netto. Em Olga, faz o papel - fictício - do "carrasco" Estevan, que perseguiu e prendeu Prestes e Olga, no Rio de Janeiro, sob as ordens de Filinto Müller.

Com mais de dez anos de carreira na tevê - iniciados em 1994 na modestíssima 74.5 - Uma onda no ar, da extinta Manchete -, Murilo sempre gostou de exercitar as mais variadas habilidades. Por conta de seus inúmeros trabalhos de época - foram oito num total de 11 -, aprendeu tiro, dança, montaria, violão e esgrima.

Foto: Gilberto Marques/Fotomídia

Aos 35 anos, Murilo Rosa vive outra experiência inédita em sua carreira. Além de América, ele pode ser visto na reprise de Xica da Silva, no SBT, bem no comecinho da carreira. No currículo do ator, a trama escrita por Walcyr Carrasco em 1997, sob o pseudônimo de Adamo Angel, ocupa um lugar de destaque. Foi nessa época que ele conheceu o diretor que deu uma guinada em sua carreira: o já falecido Walter Avancini, com quem trabalhou também em Mandacaru, O cravo e a rosa e A padroeira.

Depois de encarnar o peão Dinho em América, Murilo Rosa vai trabalhar no filme Mulheres do Brasil, de Malu de Martino. No filme, o ator vai interpretar Greg, um homossexual, amigo da personagem de Christiane Torloni. As filmagens de Mulheres do Brasil, que também tem no elenco Camila Pitanga, Carla Daniel, Dira Paes, Deborah Evelyn, Luana Carvalho e Roberta Rodrigues, começam no início de novembro.

Novelas

América - Dinho
A casa das sete mulheres - Afonso Corte Real
A padroeira - Diogo
O cravo e a rosa - Celso de Luca
Força de um desejo - Eugênio Cardoso
Chiquinha Gonzaga - Amadeu
Mandacaru - Aquiles
Xica da Silva - Martim
Antônio Alves, taxista - Henrique
74.5 uma onda no ar

Vocabulário do Dinho

Dinho diz:
"véri biutiful" = Muito bonito
"óter"=Água
"ou mai gódi"=Ó, meu Deus
"ud náite" = Boa noite

Enquanto o certo é:
Very beautiful - Muito bonito
Water - Água
Oh, my God - Ó, meu Deus
Good Night - Boa noite


CURIOSIDADES
Nome completo: Murilo Araújo Rosa
Altura: 1,80 m
Peso: 74 kg
Perfume: Não usa
Esporte favorito: tênis
Ator: Marlon Brando
Atriz: Christiane Torlone
Comida favorita: caseira
Grifes de roupas: Armani, Hugo Boss e Versace
Grife de sapato: Samello



Atualizado em 10 Abr 2012.