Guia da Semana

No alvo certo

A compra de links patrocinados garante que o anunciante alcance seu público-alvo específico e gaste na medida de seu orçamento.


Foto: Reprodução

Já experimentou digitar "livros" na busca do Google? Se você o fizer poderá reparar que, antes de serem listadas as páginas com o resultado de sua busca, haverá páginas em destaque acima, envolvidas num fundo amarelo, ou páginas ao lado, em destaque. Esses são os chamados links patrocinados. No caso da busca em questão, endereços eletrônicos de estabelecimentos como Submarino, Livrarias Saraiva e Cultura aparecem.

Esse tipo de publicidade on-line é uma boa saída para quem deseja encontrar consumidores diretos do que comercializa. Quando é feita uma busca específica no Google, os links patrocinados são puxados pelo sistema de acordo com o que cada empresa oferece. Esses links funcionam de maneira diferente dos banners, que aparecem para todo tipo de consumidor.

Como funciona

Para comprar um link patrocinado no Google, o anunciante deve entrar na página AdWords. É preciso apenas cadastrar seu site e aguardar a aprovação do Google. Logo, o anunciante pode iniciar sua campanha. Escolhe-se entre dois tipos de campanha: busca e conteúdo.

"Por busca, anuncia-se na página normal do Google e esta somente aceita anúncios de texto. Já por conteúdo é a rede de sites que o Google compra espaço para servir anúncios, sempre levando em consideração a relevância dos anúncios com o conteúdo da página. Conteúdo aceita textos, banners e gadgets ads", explica a especialista em marketing on-line e analista de e-Business Aline Sordi.


Foto: Getty Images

Em seguida, o anunciante deve escolher palavras-chave que se relacionam ao seu produto. Assim, a cada nova busca no site sobre o que a empresa oferece, o link patrocinado aparecerá. Segundo Aline, que trabalha com links patrocinados há quatro anos, esta é a parte em que o anunciante deve ser mais específico. "Esse é o tipo de mídia on-line mais eficaz se feito de forma correta, pois se consegue atingir efetivamente o público-alvo. Por isso, o anunciante deve ser bem específico na divisão de grupos e criação de anúncios, detalhando as palavras-chave, garantindo um maior retorno sobre investimentos", ressalta.

Monitoramento e custo

Para acompanhar os resultados dos anúncios, o Google disponibiliza gratuitamente três ferramentas: pelo AdWords é possível ver impressões, cliques, CTR (click-through rate) dos anúncios, conversões e fazer alterações, além de gerar relatórios; já o AdWords Editor é sua versão offline, permitindo grande volume de alterações de maneira mais rápida; e o Google Analytics, onde o usuário consegue ter uma visão geral do site e acesso a diversas informações analíticas. Existem também ferramentas feitas por outras empresas, mas que são pagas, como Webtrends e Omniture.

Entretanto, é fácil pensar que um link patrocinado no Google deve custar caro. Engana-se. O sistema de cobrança funciona por PPC - Pay Per Click, isto é, o anunciante só paga caso alguém clique em seu anúncio. Ele também pode escolher quanto de sua receita deseja investir no link patrocinado.


Foto: Getty Images

Para pequenos anunciantes, a forma de pagamento é a pré-paga, em que se coloca crédito no AdWords e quem anuncia usa a ferramenta até que o valor zere. "Já para grandes anunciantes, o Google aceita forma de pagamento pós-paga, com boleto ou débito no cartão de crédito da empresa. Esses anunciantes podem, então, gastar o quanto quiserem e pagar a conta no fim do mês", explica Aline Sordi.

Curso e certificação

A importância dos links patrocinados é tão grande que a empresa Goobec criou um curso, em parceria com o Google e CTT Corporation, sobre o AdWords e soluções de publicidade no site. O curso aborda o potencial de desenvolvimento de negócios com a adoção das ferramentas do Google Advertising, o planejamento de campanhas publicitárias no AdWords, a criação de formatos publicitários para obter o retorno do investimento e o monitoramento do desempenho dessas campanhas.

Já foram realizadas 48 turmas em capitais brasileiras, totalizando aproximadamente 800 pessoas. Ao final do curso, a Goobec oferece a Certificação GAP (Google Advertising Professional). "A certificação atesta para o mercado que o profissional e a agência estão capacitadas a trabalhar com as ferramentas de publicidade do Google. Podemos dizer que 70% dos cursos são patrocinados pelas empresas ao profissional de marketing", aponta João Dalla, instrutor e gerente de marketing da Goobec.

Atualizado em 17 Jul 2012.

Por Angela Miguel
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