Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org

Você conhece a quinoa? Para muitas pessoas o grão ainda é um desconhecido. Quem conhece acredita que é super difícil de ser usado e somente os grandes chefs de cozinha poderiam preparar pratos com ele. Mas, na verdade, sua inclusão no cardápio é bem simples. A quinoa funciona como substituta do arroz no almoço ou jantar, por exemplo. O consumo desse grão é indicado para quem aprecia uma boa refeição, tanto no sabor quanto no valor nutritivo do prato, sendo indicado especialmente para vegetarianos, diabéticos, grávidas, lactantes, idosos e praticantes de atividades físicas.

O cereal pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais na forma de grãos, farinha, flocos, macarrão, leite e barrinhas de cereais. Eles, por exemplo, podem ser utilizados em saladas ou ser cozidos da mesma forma que o arroz, sendo importante lavá-los em água quente antes do consumo, pois a forma crua possui fatores antinutricionais que reduzem a qualidade de suas proteínas. Neste caso, a quinoa pode ser utilizada para fazer preparações como tabule ou cuscuz marroquino ou feita junto com o arroz. Basta acrescentá-la à panela dez minutos antes de acabar o cozimento. Além de incrementar o tradicional prato, facilita a sua introdução na alimentação de toda a família.

Os flocos são usados como se fosse aveia, ou seja, são consumidos em refeições como o café da manhã, acompanhando frutas, sucos, leite e iogurtes ou como componentes de sopas. Já as farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos, biscoitos. O leite você pode tentar fazer em casa, mas já existem no mercado marcas italianas que são vendidas em lojas especializadas. Ele surgiu da necessidade de um produto sem lactose, já que uma grande parcela da população apresenta alergia ao leite. O macarrão e a barrinha de cereal também são muito utilizados por pessoas alérgicas, pois como não contêm farinha de trigo, são ótimas opções para os intolerantes ao trigo como é o caso dos celíacos.

O alimento possui proteína de alto valor biológico, ou seja, é muito aproveitada pelo organismo humano e, além disso, contém nutrientes importantes, como as vitaminas A, B1 e B6, E e C, e minerais como o ferro, fósforo e cálcio. Também tem uma excelente quantidade de fibras, fazendo o intestino funcionar melhor e diminuindo os níveis de gordura e açúcar no sangue. Contém níveis ótimos de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são as gorduras essenciais para o funcionamento do nosso organismo, assim como no auxílio da redução do colesterol total, LDL e triglicérides. É um alimento isento de glúten e curiosamente um parente distante do espinafre, pois essas plantas são bastante semelhantes.

A quinoa é indicada para todas as idades e faixas de peso. Por ser rica em ferro, utilizada por quem quer tratar a anemia e não consegue ingerir uma quantidade significativa de carne vermelha, principal fonte de ferro. Como também é ótima fonte de cálcio e fósforo, trata e previne a osteopenia e a osteoporose. As fibras a tornam um bom alimento na prevenção de constipação, diarreia e problemas intestinais. O cereal também contém uma quantidade elevada de lisina, sendo indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Calma que ainda tem mais benefícios! Ela também está relacionada ao sistema cognitivo, pois contém triptofano, aminoácido que está ligado na melhora dos reflexos e funções relacionadas com a memória, aprendizagem e inteligência. O triptofano junto com a vitamina B6, presente no grão também está ligado à produção de serotonina, que é responsável pela modulação do humor, sono, disposição, bem-estar e diminuição da compulsão alimentar. Outra indicação é aos atletas, pois além de ajudar na recuperação das fibras musculares, ela é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura. Estudos mostram que nos homens, atua como normalizador da próstata e dos órgãos reprodutores. E nas mulheres em menopausa, ameniza os sintomas, por conter ômega-3.

Ufa! Quantos benefícios! Que tal perder o medo de usá-la e colocar a mão na massa preparando a receitinha abaixo?

Tabule dos Incas
Ingredientes:
200 g de quinoa
2 cenouras
200 g de pepino
1 cebola
1 pimenta vermelha
cebolinha
azeite de oliva virgem extra

Preparo:
Limpe, escorra e coloque para cozinhar a quinoa em duas medidas de água fria, com sal, em fogo baixo e panela tampada por 10 a 15 minutos. Cozinhe as cenouras e a pimenta vermelha bem picada durante 3 minutos. Misture a cebola ralada com azeite, junte com a quinoa e misture bem. Acrescente as verduras e decorar com as cebolinhas cortadas.

Leia as colunas anteriores de FernandaGranja:

Mais energia e disposição

Cuide do seu intestino

Quem é a colunista: Fernanda Granja.

O que faz:
Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição Funcional, Fisiologia do Exercício e Pediatria.

Pecado Gastronômico: biscoito de queijo.

Melhor lugar do mundo: o aconchego da minha casa ao lado do maridão.

O que está ouvindo no rádio, no carro, mp3, iPod: De tudo um pouco, sou bem eclética!

Fale com ela: www.drafernandagranja.com

Atualizado em 10 Abr 2012.