Guia da Semana
TV
Por Redação Guia da Semana

O hip hop global

Nova série da Globo conta o a história de quatro garotas decididas a fazer sucesso no universo do rap paulistano.


Antônia, nova série da Globo, estréia embalada pelas frenéticas rimas do hip hop paulistano. A história de Preta, Mayah, Lena e Barbarah, quatro garotas da periferia paulista que encontram na força de expressão do rap uma alternativa para o árduo cotidiano do bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, foi produzida pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, responsável pelo sucesso de Cidade dos Homens.

Em meio a um cenário que não parece propiciar um futuro alentador aos mais jovens, surge o grupo Antônia, inspirado no nome de uma mulher batalhadora, como tantas espalhadas pela periferia da cidade, cujo objetivo principal é provar que o gênero, notadamente masculino, pode ser dominado por garotas de talento e atitude.

Tata Amaral, idealizadora do projeto, preferiu utilizar atrizes não profissionais em grande parte dos papéis principais da série. Nenhuma das protagonistas de Antonia tinha experiência anterior na televisão; Negra Li, uma das estrelas do elenco, é conhecida no cenário do hip hop, tendo gravado com importantes nomes do gênero como o grupo RZO.

Figurinhas carimbadas
Ex-VJ e nome forte no cenário do hip hop nacional, Thaíde é uma das celebridades que integrarão a trama de Antônia, na pele de Marcelo Diamante, interpretará o espalhafatoso empresário do conjunto. A cantora Sandra de Sá também estará atrás das câmeras no papel da mãe de Preta.

Embora seja fácil reconhecer diversos pontos de contato entre Antônia e Cidade dos Homens, a música surge como o grande diferencial capaz de separar o cotidiano de Laranjinha e Acerola da saga das rappers paulistanas. É através dela que o grupo Antonia pretende revelar as nuances de um cenário distante da maior parte da população, uma região que, embora seja obrigada a encarar diariamente a violência e a exclusão social, guarda a esperança de um amanhã promissor, como o buscado pelas quatro meninas.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Em homenagem a Paulo Gustavo, TV Globo exibe '220 Volts' e 'Minha Mãe é Uma Peça 3' nesta terça e quarta-feira; saiba mais!

TV

Emmy Awards 2020 é neste domingo (20), saiba como assistir à premiação!

TV

Filmes da semana na TV: confira a programação de 24 a 30 de agosto

TV

"Sterblitch não tem um Talk Show: o Talk Show" estreia dia 5 de junho, no Globoplay

TV

MasterChef Profissionais: cozinheiros precisam reproduzir prato de restaurante nesta terça-feira (12)

TV

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Nat Geo Kids apresenta a pré-estreia da segunda temporada da série “Pablo”

TV