Guia da Semana


Antônia, nova série da Globo, estréia embalada pelas frenéticas rimas do hip hop paulistano. A história de Preta, Mayah, Lena e Barbarah, quatro garotas da periferia paulista que encontram na força de expressão do rap uma alternativa para o árduo cotidiano do bairro da Brasilândia, zona norte de São Paulo, foi produzida pela O2 Filmes, produtora de Fernando Meirelles, responsável pelo sucesso de Cidade dos Homens.

Em meio a um cenário que não parece propiciar um futuro alentador aos mais jovens, surge o grupo Antônia, inspirado no nome de uma mulher batalhadora, como tantas espalhadas pela periferia da cidade, cujo objetivo principal é provar que o gênero, notadamente masculino, pode ser dominado por garotas de talento e atitude.

Tata Amaral, idealizadora do projeto, preferiu utilizar atrizes não profissionais em grande parte dos papéis principais da série. Nenhuma das protagonistas de Antonia tinha experiência anterior na televisão; Negra Li, uma das estrelas do elenco, é conhecida no cenário do hip hop, tendo gravado com importantes nomes do gênero como o grupo RZO.

Figurinhas carimbadas
Ex-VJ e nome forte no cenário do hip hop nacional, Thaíde é uma das celebridades que integrarão a trama de Antônia, na pele de Marcelo Diamante, interpretará o espalhafatoso empresário do conjunto. A cantora Sandra de Sá também estará atrás das câmeras no papel da mãe de Preta.

Embora seja fácil reconhecer diversos pontos de contato entre Antônia e Cidade dos Homens, a música surge como o grande diferencial capaz de separar o cotidiano de Laranjinha e Acerola da saga das rappers paulistanas. É através dela que o grupo Antonia pretende revelar as nuances de um cenário distante da maior parte da população, uma região que, embora seja obrigada a encarar diariamente a violência e a exclusão social, guarda a esperança de um amanhã promissor, como o buscado pelas quatro meninas.

Atualizado em 6 Set 2011.