Guia da Semana

Por Tatiana Carboni

Para os simpatizantes do frio, a boa notícia é que com a chegada do outono as noites ficam menos abafadas. A nova estação começou na segunda-feira dia 20 de março, exatamente às 15h26.

De acordo com o meteorologista Paulo Etchichury, da Somar Meteorologia, a condição climática mais uma vez muda e é diferente do outono do ano passado. Ao contrário do que a maioria pensa, de um modo geral, as estações do ano estão bem definidas em 2006. Tivemos um verão típico e teremos um outono também dentro da normalidade. "Estamos sobre a influência do fenômeno La Niña que é o resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial", explica Paulo.

Mesmo sendo de fraca intensidade, o fenômeno é responsável pela forte estiagem vivida em tantos municípios gaúchos, especialmente na região sul do Rio Grande do Sul. Segundo os modelos climáticos, o fenômeno La Niña deve continuar até o segundo semestre, ou seja, este Outono vai se transcorrer sob seus efeitos. Estes principais efeitos estão associados com períodos de menos chuva sobre o Sudeste e Centro-Oeste e também sobre o Sul. No entanto, comparado com o Verão, o Sul que vem sido castigado pelas estiagens, terá alguns bons episódios de chuva. Mesmo assim, estas chuvas serão inferiores do que as que a região teve no outono de 2005.

A principal mudança neste outono está relacionada com a diminuição da temperatura. Embora não haja previsão de frio extremo, ele deve chegar antes para caracterizar bem a estação que antecede o inverno. Na semana de transição das estações, o tempo ainda estará quente, mais para verão do que para o outono. Na última semana de março, este calor vai dar uma trégua e todos poderão sentir o outono na pele. No ano passado, o outono foi quente, porém, para este ano ainda não há previsão de ondas de frio intenso no Sudeste e Centro-Oeste. Já no sul do Brasil, pela localização geográfica, o frio pode ser um pouco mais intenso, mas nada que fuja dos padrões do outono/inverno desta região.

Somar Meteorologia
www.somarmeteorologia.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.