Guia da Semana

Foto: Antonia Castro

Os pães e outros produtos feitos por Luciana são todos artesanais

Se você não pode ir até a padaria, a padaria vai até você. E melhor do que isso: você escolhe o dia e a hora que quer receber o pãozinho. É o que podemos chamar de "pão por assinatura", um serviço que ainda é pouco conhecido, mas que traz aquela pergunta: "como eu não pensei nisso antes?"

A professora paulistana Luciana Sapia Franco pensou nisso, mas de outra forma. Há cerca de dois anos, ela, que ainda dava aulas para crianças, desejava ter uma segunda fonte de renda, mas não sabia como. Conversando com amigos e vendo que seu primo desenvolvia um trabalho parecido, cogitou a possibilidade de também entregar pão em casa - só não sabia que seria um sucesso. "Comecei a vender para amigos e para um grupo de mães na escola. Foi quando eu pensei no serviço por assinatura", conta.

Luciana, que sempre gostou de cozinhar, já preparava pães em casa antes de começar com o serviço de assinatura, mas decidiu aprender em uma padaria como produzir outros tipos do alimento. E hoje o cardápio é bem mais amplo. Além do pão integral, ela tem granola produzida por um terapeuta ayurvédico, bolos, biscoitos, geleias, ghee (manteiga clarificada, que não possui as impurezas da manteiga comum) e mel silvestre. Tirando o mel e a granola, Luciana produz todos os outros - "não tenho máquina, é tudo artesanal", explica.

A entrega dos produtos também é pensada de forma que ele chegue o mais fresco possível. Em algumas regiões, eles vão de bicicleta até a casa dos clientes. Para outras localidades, ela mesma entrega de carro. "No começo eu até tinha serviço de motoboy, mas não funcionou. Não tinha nada a ver o pão artesanal sendo entregue de moto", diz. O pão é feito no dia e é embrulhado em papel de pão, bem como eles eram vendidos antigamente. O papel também tem outra função importante: a de deixar o produto "respirar".

O valor da assinatura básica, assim como o serviço de TV paga, custa R$ 65 por mês, para a entrega de um pão de 500 g uma vez por semana. Se você quiser criar uma cesta com produtos variados, o preço muda de acordo com o valor de cada alimento que é acrescentado ao pacote inicial. Assim, você pode montar sua mesa de café da manhã de maneira saudável, gostosa - e sem sair de casa!


Confraria Santa Bárbara
(11) 3297-4247

Atualizado em 10 Abr 2012.