Guia da Semana

Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda


Uma típica (ou quase) jovem paulistana, descolada e com uma característica forte: irreverência. Com essa fórmula, a série Aline chega para sua segunda temporada, após repercussão positiva na telinha. Maria Flor, na pele da protagonista, divide cena com Bernardo Marinho (Otto) e Pedro Neschling (Pedro), que vivem um triângulo amoroso pra lá de exótico.

Mas você sabe de onde veio o personagem? Muitos nem imaginam que essa gata animada e temperamental é inspirada em uma história em quadrinho do ilustrador e cartunista Adão Iturrusgarai. Conheça mais sobre essa HQ, que começou em 1996, e é sucesso até os dias de hoje. E veja as novidades para a segunda temporada na TV.

Mente criativa

Formado em Publicidade e Propaganda, o sul-riograndense de Cachoeira do Sul Adão Iturrusgarai é a mente criadora de Aline. Atualmente vive com sua mulher e filha na patagônia argentina em Gaiman, uma colônia de 6 mil habitantes. Sua trajetória começou depois de cursar Artes Plásticas em Porto Alegre, onde trabalhou como diretor de arte em agências, até ingressar na prefeitura da cidade. Até que em 1992 se fixou em São Paulo.

A partir daí, integrou a equipe de redação do programa TV Colosso, na Rede Globo, e recebeu um convite para ser o quarto elemento da tira Los Três Amigos. Editou a revista Big Bang Bang e trabalhou na equipe da Otto Desenhos Animados. Finalmente, em 96, começou a publicar na Folha de S. Paulo as tiras de Aline e, um ano mais tarde, escreveu com Laerte e Angeli roteiros para os programas televisivos de humor.

Foto: TV Globo/Marcio Nunes


Em 1998, publicou o primeiro livro de tiras de sua personagem - Aline e Seus Dois Namorados e histórias em quadrinhos na revista Cybercomix. Atualmente seus quadrinhos aparecem quinzenalmente na revista Capricho e semanalmente em portais da web. Em 2010 recebeu, por Aline, o prêmio HQ Mix de melhor tira nacional e sua tiras estão também na revista O Liberal e Sexy. Fora do país, publica nos magazines Internazionale (Itália) e Fierro (Argentina).

Novas

Na TV Globo, o seriado promete novidades. Com personagens maduros e histórias mais elaboradas, a segunda temporada conta com participações especiais e enredos que prometem deixar Aline ainda mais próxima da realidade de muitas mulheres. Com oito episódios, um a mais que na primeira temporada, Aline se desenvolveu. Segundo Maria Flor, desse vez, ela será mais testada. "Ela continua livre, sem preconceitos e um pouco inconsequente. Mas, agora, se depara com algumas responsabilidades que vão forçá-la a tomar decisões importantes", a atriz comentou na coletiva de lançamento do seriado.

Entre as novidades, estão as participações especiais, como o humorista Fernando Caruso, as atrizes Nathalia Dill, Luiza Mariani, Mariana Lima, e os jogadores Neymar e Raí, que ajudará Pedro em um teste para ser jogador de futebol. Já o garoto prodígio do Santos dará dicas a Otto e Pedro de como comemorarem o aniversário de namoro com Aline.

Foto: TV Globo/Zé Paulo Cardeal


No enredo, os pais da protagonista finalmente se separam e, para apimentar a trama e, claro, as neuras de Aline, dois novos personagens - Maria Luiza Mendonça e Kiko Mascarenhas - vão entrar para fazer par com eles e envolver a jovem entre os romances. De quebra, a mãe pretende ter um novo herdeiro, o que deixa a filha toda enciumada.

Para atrapalhar ainda mais a protagonista, as duas sogras de Aline aparecem na segunda temporada. Uma delas será vivida por Lucélia Santos - na vida real, mãe de Pedro Neschling - no episódio As Sogras. Ângela Dip será Ruth, mãe de Otto, e ambas passarão uma temporada na casa do trio, enchendo Aline de cobranças.

Referências

Longas de sucesso no cinema também serviram de base na nova edição. Um episódio será inspirado no livro Marley e Eu. Nele, a protagonista atropela um cachorro e, com pena, o leva para casa. Em seguida, os dois namorados a fazem escolher entre eles ou o animal. Outro capítulo leva ares de O Diabo Veste Prada. A garota consegue um emprego em uma revista e tem que aguentar uma editora megera, vivida por Bianca Byington.

O último episódio será um musical com direção do titã Branco Mello. Para produzir o capítulo, o diretor do seriado Mauro Wilson se inspirou no sucesso internacional Glee. Aline atacará de cantora e irá interpretar hits de sucessos como Epitáfio (Titãs), São Paulo, São Paulo (Premeditando o Breque) e Quase Sem Querer (Legião Urbana) na frente das câmeras.

Atualizado em 6 Set 2011.