Guia da Semana

Paredes texturizadas ficam mais charmosas e ousadas

É muito comum as pessoas enjoarem da aparência das paredes de suas casas e, apesar da vontade de inovar, muitos não se arriscam na aplicação de novas texturas e técnicas por puro medo de fazer alguma besteira e não gostar do resultado final.

Ao pensar neste tipo de situação, a marca de tintas Solventex resolveu colocar em seu site várias dicas de como mudar a aparência das paredes e muros, aplicando tintas e texturas diferentes para dar um ar de renovação ao local.

A maioria das texturizações utilizam objetos simples, do cotidiano, para a obtenção de efeitos surpreendentes. O consultor José Alves Cintrão, ensina uma maneira de modificar a decoração, de forma ousada e charmosa, usando basicamente palitos de churrasco e pedaços de pano velho.

Cintrão lembra que o uso de tecidos é versátil, rápido e rico em efeitos, e que o segredo para se obter um bom resultado está em trabalhar pequenas áreas de cada vez. Outra dica do profissional diz respeito ao tipo de tecido utilizado. Quanto mais pesado e forte for o tecido, menos delicado será o padrão do acabamento.

Para os interessados, vamos à "receita":

Materiais necessários para a técnica

Material utilizado:
  • Gel envelhecedor
  • Bandeja plástica
  • Rolo de espuma ou lã
  • Desempenadeira de aço
  • Pedaços de pano velho colorido, sizal ou estopa
  • Tinta texturizadora Texturatex lisa

    Antes de iniciar a pintura, é preciso sempre limpar as superfícies de alvenaria ou gesso, para que não tenha nenhum vestígio de gordura, pó ou óleo. Caso a parede tenha algum tipo de buraco ou imperfeição, pode-se corrigir os problemas com massa corrida antes de iniciar a texturização de fato.

    Feita a limpeza, é hora de aplicar a tinta Testuratex com a desempenadeira. O ideal, de acordo com o consultor é passar camadas grossas, em faixas verticais, com a largura aproximada de um metro.

    Com a tinta ainda úmida é hora de pegar o palito de churrasco e riscar a parede em vários sentidos. Nesta hora é bom deixar a imaginação correr solta. Em seguida basta fixar os pedaços de pano ou de corda de sizal e esperar secar.

    Depois de seco, basta aplicar com o rolo de lã ou espuma, o gel envelhecedor na cor escolhida. Enquanto o produto ainda está úmido, Cintrão diz para retirar o excesso do gel com uma esponja marinha umedecida em água, com toques leves e próximos.

    Quando o produto estiver seco, basta retirar as proteções de corda ou tecido e admirar o trabalho que fez.

    O resultado fica lindo

    Mais dicas como esta podem ser encontradas no site: www.solventex.com.br

  • Atualizado em 10 Abr 2012.