Guia da Semana

Foto: Divulgação

O programa será exibido todas as quintas-feiras, às 22h, a partir de 12 de maio

Povos indígenas que vivem na Floresta Amazônica em total harmonia com a natureza e sem contato com outra cultura. Mulheres e crianças que cruzam o deserto do Saara para colher tâmaras e recolher água de um único poço, usando as estrelas e as dunas como guias. Um povo que vive em casas de madeira em árvores gigantescas por acreditar que, quanto mais alta a casa, maior o prestígio do morador.

Quer mais? Que tal inuites que aproveitam as marés para recolher moluscos, correndo riscos de afogamento e de serem esmagados entre blocos de gelo no Canadá? Ou ainda crianças do Quênia que procuram mel usando pássaros como guias e que no meio do caminho têm que enfrentar árvores cheias de abelhas africanas?

Se tudo isso te remeteu a anos muito distantes, pode reprogramar sua mente para o tempo presente e preparar para se aventurar no cotidiano de pessoas que vivem nos mais diversos ambientes. Foram quatro anos de produção e filmagens em 80 diferentes localidades; 900 dias de acampamento; 120 de longa caminhada; e nada menos que 190 frascos de repelentes.

Foto: Divulgação

O cotidiano nas comunidades indígenas são apresentados no episódio A vida nas florestas

Esses são os números da superprodução que será exibida pela Discovery Channel e Discovey HD todas as quintas-feiras, às 22h, a partir de 12 de maio. Uma co-produção entre a BBC e a Discovery Channel e dos mesmos criadores de Planeta Terra e Vida, a série Planeta Humano faz um retrato fascinante da relação da humanidade com a natureza no mundo atual.

E quem faz a narração de tudo isso é a voz marcante de um dos mestres da MPB, Milton Nascimento, que documenta as mais criativas formas encontradas pelo homem para sobreviver em lugares com características bem particulares. Cada um dos oito episódios de uma hora de duração apresenta a vida nos seguintes habitats: oceano, montanhas, florestas, savanas, rios, gelo, deserto e cidades.

Em cada um desses ambientes são ressaltados os indivíduos, as comunidades e suas tradições, para mostrar como essas pessoas conseguem enfrentar os desafios de seu cotidiano particular. De vales profundos, penhascos e chuvas torrenciais às intempéries diárias da selva urbana, de uma forma ou de outra, a série lembra os obstáculos a que os habitantes do planeta Terra estão sujeitos.

Episódios

A vida na água
Estreia: 12 de maio, às 22h
Todos sabem: os animais terrestres não evoluíram para sobreviver na água. Mas, com a ânsia cada vez maior de explorar as riquezas dos oceanos para sobreviver, o homem encontrou maneiras de levar uma vida quase aquática. Uma viagem aos mares apresenta histórias de engenhosidade e coragem humanas.

Foto: Divulgação

O episódio A vida nos rios será exibido em 9 de junho

A vida entre as montanhas
Estreia: 19 de maio, às 22h
A sobrevivência em grande altitudes testa os limites fisiológicos humanos e exige muita criatividade. Saiba como é possível prever avalanches e desenvolver meios de transporte que circulam nos rincões mais inacessíveis.

A vida na floresta
Estreia: 26 de maio, às 22h
Floresta tropical é sinônimo de riqueza em biodiversidade. O solo úmido e as árvores ancestrais abrigam inúmeros ecossistemas e uma variedade de espécies de flora e fauna maior do que em qualquer outro habitat do planeta. No entanto, não é nada fácil sobreviver na selva. O episódio mostra comunidades que, em harmonia com a natureza, conseguem dominar o ambiente.

A vida nas savanas
Estreia: 2 de junho, às 22h
Foram nas savanas, há milhares de anos, que o homem aprendeu a domar outros animais e a conquistar território. Apesar disso, os indivíduos que moram ali encontram até hoje obstáculos naturais cotidianos.

A vida nos rios
Estreia: 9 de junho, às 22h
Viver próximo a um rio sempre facilitou a vida do ser humano, já que ele fornece elementos essenciais: água potável, alimentos e até mesmo estradas naturais. Mas residir às margens de rios significa também lidar com cheias, inundações, períodos de congelamento ou estiagem.

A vida no gelo
Estreia: 16 de junho, às 22h
Imagina morar num local coberto de gelo e neve onde o inverno chega a 40 graus abaixo de zero. Em um dos mais inóspitos habitats da Terra, quatro milhões de pessoas conseguem sobreviver em condições extremas usando a natureza em seu próprio benefício.

A vida no deserto
Estreia: 23 de junho, às 22h
Sufocante é a melhor definição quando se pensa em vida no deserto. A sobrevivência é guiada pela busca incessante de um recurso vital: a água. Este episódio mostra como as pessoas se acostumaram a caminhar quatro dias procurando água e aprenderam a utilizar a natureza como guia na paisagem desértica, usando as estrelas ou dunas como referências.

A vida nas cidades
Estreia: 30 de junho, às 22h
Atualmente, mais de metade da população mundial vive em grandes centros urbanos. Ainda que alguns deles tenham sido projetados para aproveitar elementos da natureza, o ecossistema nas cidades mostra-se em constante desequilíbrio. Desde os carrapatos que infestam animais domésticos aos ratos que percorrem os encanamentos de restaurantes, muitas espécies se adaptaram a viver no mundo de concreto e aço, tornando-se pragas urbanas.

Confira o trailer da série Planeta Humano:

Atualizado em 6 Set 2011.