Guia da Semana

Foto: Getty Images


Não falta quem acredite que domingo é um dia tedioso e melancólico. Mas há também quem defenda o primeiro dia da semana. Entretanto, se levarmos em consideração a programação da TV aberta neste dia, aí não tem como não concordarmos com o primeiro grupo. Não é de hoje que a grade dominical sofre com críticas. Porém, a fase atual parece bem pior. Antes, reclamávamos do excesso de baixaria; hoje, a reclamação é sobre a falta de criatividade.

A maior ilustração deste fato é a grade dominical do SBT. A emissora sempre foi famosa pelos seus shows de auditório neste dia da semana, sobretudo graças ao programa do dono, Silvio Santos. Foi ele quem apostou em programas de variedades aos domingos, muito antes de sonhar em ter sua própria rede de TV, e segue, firme e forte, no comando de sua atração até hoje. Em plena forma, Silvio diverte com as mesmas brincadeiras de sempre e interagindo com suas "colegas de trabalho".

Mas, antes do Silvio chegar, o tédio é dominante no atual domingo do SBT, que começa cedo, às 11 h, com o Domingo Legal. O tradicional programa, criado por Gugu Liberato e hoje pilotado por Celso Portiolli, não é nem sombra do que já foi um dia. Portiolli é um excelente animador, mas apresenta quadros preguiçosos em um programa igualmente preguiçoso. Rankings com vídeos de internet e reprises de quadros realizados na década de 90 impregnam as quatro longas horas do programa.

Vídeos de internet, aliás, estão no programa que entra na sequência, Eliana. A apresentadora retornou ao SBT exatamente para dar uma nova cara ao domingo da emissora, na época da saída de Gugu Liberato. Estreou de bem com o Ibope, no comando de um programa muito bem desenhado, com quadros variados e informação. Mas, em determinado momento, o programa perdeu a mão de seu conteúdo e hoje se mostra cansado. Quadros com dicas domésticas fazem a atração ficar com cara de revista eletrônica matinal. Convidados controversos não chamam a atenção. Não por acaso, a audiência do programa já não é mais a mesma.

Um pouco mais variado está o Tudo É Possível, da Record. Depois da saída de Eliana, o programa passou às mãos de Ana Hickmann e demorou a engrenar na nova fase. Hoje, vive um bom momento, mas as atrações mostradas também são irregulares. E os vídeos da internet, sempre eles, ocupam boa parte de seu tempo. E, para quem não os viu, eles voltam na sequência, como parte do Programa do Gugu.

Até o Domingão do Faustão perdeu fôlego em suas últimas edições. Fausto Silva retornou de suas férias recebendo os eliminados do Big Brother Brasil, outra atração que anda mal das pernas e não tem empolgado muito. Resultado: programa ruim!

Não é nada fácil formatar um programa dominical em TV aberta, visto que deve ser uma atração que converse com pessoas distintas, com diferentes idades, classes sociais e regiões. O dia pede um programa mais popular e familiar. Mas as atuais atrações carecem de um mínimo de criatividade, pois o que se vê no ar soa mais preguiçoso que o domingo em si. O jeito é desligar a TV e dormir mais um pouquinho.

Leia as colunas anteriores de André Santana:

Hebe na Rede TV!

Sonho de Luiz Fernando Carvalho

Vale a pena ver de novo?

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog.







Atualizado em 12 Fev 2014.