Na última quarta-feira, 7 de agosto, parte do elenco do Porta dos Fundos se reuniu na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, para lançar o primeiro livro da marca, chamado apenas de “Porta dos Fundos”. O grupo, dono do maior canal humorístico do país no Youtube, está mesmo virando uma marca: depois do livro, já estão previstos uma linha de camisetas e um longa-metragem.
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“Até pouco tempo atrás, internet não dava dinheiro, a repercussão era só para a própria internet”, comenta Ian SBF, diretor e roteirista das esquetes que, ao todo, renderam ao canal cerca de 375 milhões de acessos em um ano de existência. No caso do grupo, a internet não apenas trouxe retorno financeiro como se tornou a principal ocupação da maior parte da equipe.
O segredo, dizem, é a liberdade de poder escolher um roteiro com base na qualidade e não em interesses comerciais, como acontece hoje na televisão. “O único interesse que a gente tem quando veta ou não alguma coisa é se a gente gosta daquilo ou não”, garante Ian.
Por outro lado, o funcionamento do canal não se afasta tanto da realidade da TV: a periodicidade dos vídeos é respeitada religiosamente, o volume de textos e gravações semanais é pesado e todas as esquetes passam por aprovação, refacção, cortes ou reprovação total. A diferença é que toda a equipe participa do processo e, para ir ao ar, o episódio precisa ter agradado à maioria.
Se a organização do grupo, mais horizontal, pode ser um dos segredos do sucesso, outra aposta é o tipo de humor – mais próximo da televisão americana e do cinema do que das comédias produzidas no Brasil. João Vicente de Castro, ator e diretor comercial, cita como referências as comédias de improviso, como Curb Your Enthusiasm, e o humor nonsense de Seinfeld,The Office ou dos filmes britânicos do grupo Monty Python.
“Como usuário, eu procurava esse tipo de humor no Youtube e não encontrava. Foi aí que encontramos um nicho”, explica Gregório Duviver, ator e roteirista do Porta dos Fundos.
O sucesso absoluto na internet vai ter sua prova de fogo em 2014, com o lançamento de um filme. A equipe evita dar detalhes sobre o enredo, mas Ian promete que ele não será “um apanhado de esquetes”, mas sim algo que mistura o universo da internet à linguagem do cinema.
Enquanto o filme não chega, os fãs podem conhecer 37 roteiros comentados pelo grupo no livro, e descobrir o que motivou cada um dos seus vídeos favoritos.
Por Juliana Varella
Atualizado em 9 Ago 2013.