Guia da Semana

Foto: Getty Images


Quando pensamos em receber convidados em nossa casa, devemos pensar sempre no perfil deles e na estrutura que possuímos para adaptar o serviço ao evento. Além da estrutura, devemos sempre ter em mente o número de frequentadores, pois, no caso de um número grande de pessoas, alguns tipos de serviço não são utilizados.

Não adianta querer fazer um jantar ou almoço à francesa ou à inglesa se seus convidados não estejam habituados a este tipo de serviço. Isto pode constrangê-los e seu evento virar uma catástrofe ... pois o conforto e bem estar deles devem estar sempre em primeiro lugar.
Vamos, então, falar sobre os quatro tipos de serviço mais conhecidos:

- Americano: por ser o mais fácil, o serviço americano de almoço ou jantar, menos formal, é utilizado quando há um grande número de convidados. Em um aparador, serão colocados os alimentos, os pratos, os talheres e os guardanapos. As bebidas poderão ser servidas pelos garçons. Uma alternativa um pouco mais elegante é a de ter mesas arrumadas como se fosse um serviço à francesa. O convidado pega o prato, vai até o aparador, serve-se e volta a se sentar. O trabalho dos garçons será de remover os pratos e talheres utilizados, substituindo-os.

- À francesa: requer um treinamento específico dos garçons para proporcionar um atendimento eficiente. Esse serviço segue algumas regras que devem ser observadas. A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa; depois a que está à direita da que foi servida e, assim, sucessivamente, dando volta à mesa e servindo por último o dono da casa. A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, tanto para colocar os pratos como para servir os alimentos. Mas, para colocar, servir bebidas e talheres de sobremesa, quem serve deve ficar à direita. Retire os pratos pela direita, a não ser que isso implique na colocação da mão diante do convidado. Para trocar pratos, quem serve deve retirá-los com a mão esquerda, colocando o prato limpo com a direita. Esses movimentos são feitos pelo lado esquerdo do convidado. Quando as travessas são servidas, o empregado deve usar um guardanapo na mão esquerda (dobrado em forma quadrada). Para colocar e retirar pratos, não deve ser usado guardanapo. Essas e outras regras devem ser seguidas à risca porque esse tipo de jantar é um dos mais formais.

- À inglesa: o garçom traz, em sua mão esquerda, a travessa com o alimento e, em sua mão direita, o garfo e a colher para servir diretamente, na mesa, pelo lado esquerdo do convidado. O prato usado será retirado pela direita do convidado e substituído por um outro, servido à esquerda.

- Indireto à inglesa: um aparador é colocado junto à mesa de refeição, sobre o qual serão colocados os pratos. Cada um deles é trazido da cozinha, apresentado ao anfitrião e depois colocado sobre o aparador. Em seguida o garçom retira o prato sem uso da mesa pela direita do convidado, serve-o no aparador e o repõe, também, pelo lado direito. O mesmo se faz com a taça. Este serviço não se aplica em cerimônias formais.

Esses são alguns dos serviços mais utilizados, mas é importante que seu convidado esteja confortável com o serviço escolhido. Essa é mais uma dica importante para você receber bem em sua casa.

Leia a coluna anterior de Will Araújo:

Decoração de Natal

Quem é o colunista: Will Araújo, que se resume a um pensamento de Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

O que faz: Formado em Administração de Empresas, atuo na área de Eventos há nove anos, sendo seis deles dedicado ao casamento; docente do Senac na área de Eventos e Assessor de Eventos.

Pecado Gastronômico: Chocolate e pizza.

Melhor lugar do mundo:Minha casa.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Elis Regina, Vanessa da Mata, Maria Gadú, Orlando Moraes.

Fale com ele: [email protected] ou siga seu twitter: @wilcasamenteiro


Atualizado em 10 Abr 2012.