Guia da Semana

Em 26 de Fevereiro de 1925 no Japão acontecia a primeira transmissão televisiva. No Brasil, isso ocorreria somente 24 anos depois, em 18 de setembro de 1950, quando inaugurada a TV Tupi, primeira emissora brasileira.

+ Confira a grade com a programação completa da TV
+ Visite o Museu da Televisão

Entretanto, para os brasileiros, a data para celebrar uma das maiores revoluções na comunicação é 11 de agosto. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Santa Clara, que foi reconhecida como padroeira da TV, pelo Papa Pio XII.

Para celebrar, vamos relembrar alguns dos mais importantes programas e personalidades da TV, veja só:

Hebe Camargo

Considerada a rainha da televisão brasileira, Hebe integrou um grupo de pessoas que foi até o porto de Santos ajudar com os equipamentos para dar inicio a primeira emissora brasileira, a Rede Tupi. Com seu carisma conquistou milhões de brasileiros durante toda a sua trajetória na televisão. Infelizmente, Hebe faleceu 29 de setembro de 2012

Silvio Santos

Um dos maiores comunicadores da TV brasileira. Quem poderia imaginar que o carioca Silvio Santos começaria como camelô e mais tarde fosse o fundador de uma das mais importantes emissoras do país?

Chacrinha

O seu nome verdadeiro era José Abelardo Barbosa de Medeiros. Chacrinha inovou com seu programa de auditório, que ficou no ar dos anos 50 aos anos 80. Ele também é o autor da famosa frase “Na televisão, nada se cria, tudo se copia".

Os Trapalhões

Se você nasceu antes de 1990, certamente tem uma lembrança do quarteto trapalhão que ficou durante anos na TV. Foi um dos programas de maior popularidade no Brasil e entrou para Guinness Book como o programa humorístico de maior duração da televisão. Foram 30 anos no ar.

Sítio do Pica-Pau Amarelo

A obra infantil criada pelo escritor Monteiro Lobato saiu das páginas dos livros e ganhou as telas de TV durante quase dez anos. Foi a adaptação mais conhecida e exportada para o mundo, que mais tarde, em 2001, voltaria a programação da Rede Globo.

Festival da Record

Entre os anos de 1965 a 1985 ficou conhecido por consolidar a música popular brasileira e também revelar grandes nomes da música como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e por aí vai.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 12 Ago 2013.