O tratamento físico consiste em acessórios para a limpeza, como aspiração, remoção de sujeiras com peneira da superfície da água, limpeza das bordas, escovação das paredes e fundo da piscina e à filtração da água. Lembrando que a correta filtração garante que os produtos químicos adicionados à piscina funcionem de maneira eficaz.
Já o tratamento químico é o equilíbrio e a ação dos produtos na água, como a aplicação do cloro, por exemplo. O equilíbrio químico da água consiste no ajuste da alcalinidade total e do pH; além de ser essencial para a ação eficaz de todos os produtos necessários ao seu tratamento.
A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos. E os demais produtos, como algicidas e floculantes, servem para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina. Durante o verão, período em que a piscina é mais usada, a atenção deve ser dobrada, mantendo o nível de cloro sempre nos índices ideais.
E nem pense em esvaziar a piscina no inverno, por vários motivos, primeiro porque água é cara e deve ser usada de forma racional, depois porque pode causar diversos danos em sua piscina. As de vinil ou fibra podem acabar deformadas e as de alvenaria ou concreto, rachadas. Nesse período, em que a piscina tem menos uso, você pode usar as capas de proteção e também instalar na casa de máquinas um timer, que fará com que a bomba ligue diariamente no horário pré-estabelecido.
E lembre-se: Tratar a água é mantê-la em estado equilibrado, usar cloro e aspirar de uma a duas vezes por semana, dependendo do uso. Além disso, é necessário filtrar a água duas vezes por semana, deixando o filtro ligado por 24 horas. Bem tratada a água pode durar mais de dez anos.
Atualizado em 6 Set 2011.