Guia da Semana

No dia 17 de agosto estreia a nova temporada da novela Malhação. Intitulada Malhação: O Seu Lugar No Mundo, a trama, com autoria de Emanuel Jacobina e direção geral de Leonardo Nogueira, retrata o processo de autoconhecimento do jovem diante da escola e da relação com a família e os amigos.

"O conceito de ‘Seu Lugar no Mundo’ surgiu exatamente da questão da busca da identidade. Mais do que o adulto, o jovem está em busca da sua relação com os amigos, do seu posicionamento diante da família, daquilo que considera equivocado ou genial no comportamento dos pais, daquilo que considera importante dentro da escola, dos lugares que ele gosta de frequentar e dos que ele vai conquistar ao longo da vida", pontua Emanuel Jacobina.

A história gira em torno dos alunos e professores das escolas Leal Brazil e Dom Fernão, duas instituições públicas localizadas no subúrbio de uma grande cidade brasileira separadas por um mar de diferenças capazes de definir o futuro de seus alunos. Enquanto a Leal Brazil é nacionalmente renomada, com amplos recursos financeiros, a Dom Fernão dispõe de pouco investimento e apoio.

O Leal Brazil aparece em todas as pesquisas de melhores colégios do país e a entrada é restrita: é preciso passar por uma prova de admissão, o que garante uma lista de alunos com futuros promissores. Nesta lista, estão Rodrigo (Nicolas Prattes), Livia (Giulia Costa), Alina (Pamela Tomé), Roger (Brenno Leone), Krica (Cynthia Senek), Glauco (Bruno Montaleone), BB (Paulo Hebrom), Camila (Manuela Llerena), Moraes (Gabriel Borgongino), Thainá (Lara Coutinho), Henrique (Thales Cavalcanti), entre outros.

As diferenças entre os colégios são históricas e se refletem em uma rixa entre alunos que atravessa gerações. Os estudantes do Leal Brazil são vistos como “a elite”, já os do Dom Fernão são taxados de “ignorantes”. Entre os estudantes do Dom Fernão, estão Jessica (Laryssa Ayres), Julia (Livian Aragão), Fernanda (Amanda de Godoi), Filipe (Francisco Vitti), Pedro (Enzo Romani), Beto (Maicon Rodrigues) e Arthur (Gabriel Kaufmann). Alguns deles têm dupla jornada: trabalham de manhã e estudam à noite.

Leal Brazil é dirigido por Menelau (Marcos Frota), conhecido pelos alunos como “Bla-bla-blau”. É conservador e sofre de transtorno obsessivo compulsivo, além de ter pavor de insetos, certa hipocondria e mania de limpeza. Diante dos conflitos com os alunos, está sempre aberto às propostas dos colegas de trabalho.

Já Samuel (Flávio Bauraqui) é o novo diretor do Dom Fernão. Idealista e pragmático, não consegue conquistar a atenção dos alunos e terá a parceria de Sueli (Inez Viana), professora do ensino fundamental, como braço direito e grande conselheira.

Saiba mais sobre alguns dos personagens de Malhação: O Seu Lugar No Mundo:


FAMÍLIA ALCÂNTARA

Rodrigo Alcântara (Nicolas Prattes) – Filho de Ana e Miguel, ele é cordial, pacífico e um dos alunos mais promissores do colégio Leal Brazil até que um trágico acidente na família muda seu posicionamento diante da vida. Namora Alina (Pamela Tomé) e adora jogar basquete e andar de skate com os amigos.

João Alcântara (João Vithor Oliveira) – Primogênito de Ana e Miguel, é extrovertido e aventureiro. Abandonou os estudos para se dedicar à carreira musical ao lado da namorada, Ciça (Julia Konrad Viezzer), e vive em conflito com o pai, Miguel (Marcelo Airoldi), por causa dessa escolha.

Lívia Alcântara (Giulia Costa) – Afetiva, solidária e sincera, a caçula de Ana e Miguel é um dos pilares da família. Tem uma antiga amizade com Alina (Pamela Tomé), que ficará estremecida quando Livia se aproximar de Luciana (Marina Moschen).

Ana Alcântara (Vanessa Gerbelli) - Zelosa e carinhosa com os filhos, abriu mão do trabalho para cuidar da família. Precisa lidar com a personalidade rude do marido, Miguel (Marcelo Airoldi).

Miguel Alcântara (Marcelo Airoldi) - É autoritário e, ao mesmo tempo, ausente na educação de Rodrigo, João e Lívia. Tem o hábito de fazer cobranças em público aos filhos e à esposa.


FAMÍLIA ALMEIDA

Luciana Almeida (Marina Moschen) – Esperta, descolada e determinada, tem grande senso de justiça e de solidariedade. Ama e respeita os pais, Sueli (Inez Viana) e Jorge (Eduardo Galvão), que batalharam para criá-la. Namora Luan (Vitor Novello).

Sueli Almeida (Inez Viana) - Carismática, passional e divertida, é casada com Jorge (Eduardo Galvão) há anos e é professora do Ensino Fundamental do colégio Dom Fernão. Acredita na capacidade de Luciana e cobra muito da filha, mas sempre com tolerância e confiança.

Jorge Almeida (Eduardo Galvão) - Boa gente e boêmio, trabalha como garçom e adora ter a casa cheia de amigos. Será acusado de um crime que não cometeu e passará por muitas dificuldades.


FAMÍLIA SOUZA

Luan Souza (Vitor Novello) – Esperto e ambicioso, acredita que seu destino é se dar bem na vida. Tem vergonha da origem humilde da família e tenta impressionar os novos colegas de colégio, especialmente Alina (Pamela Tomé).

Uodson Souza (Lucas Lucco) – Ingênuo, sorridente e bondoso, trabalha para ajudar nas despesas de casa. Acata todas as ordens da mãe, Vanda (Solange Couto), e ajuda o irmão, Luan, nas enrascadas que se envolve. Apaixona-se por Ciça (Julia Konrad Viezzer) quando vai trabalhar no hostel.

Vanda Souza (Solange Couto) - Cheia de iniciativa e opinião, é impulsiva, sincera e dona de um bom caráter. Trata o caçula Luan com regalias, sem perceber que ele sente vergonha da família.


FAMÍLIA MACHADO

Alina Machado (Pamela Tomé) - Atleta, ambiciosa e sedutora, acredita que status social vale muito. É filha de Monique (Leticia Birkeuher), adora se sentir respeitada e ser o centro das atenções. Vive controlando os passos do namorado, Rodrigo, apesar de ter uma relação de segredos com o ex, Roger (Brenno Leone).

Monique Machado (Leticia Birkeuher) - Controladora e manipuladora, é extremamente exigente com Alina, cobrando perfeição da filha em todos os aspectos da vida. É professora de Educação Física do Leal Brazil, onde fará muitas intrigas.


O HOSTEL

Ana Cecília Montes, Ciça (Julia Konrad Viezzer) - Jovem artista em busca da fama, ela vai morar no hostel depois que o pai, Átila (Beto Nasci), e a madrasta se mudam para Londres. Átila nunca aceitou a determinação da filha de viver da música, sonho que ela compartilha com o namorado, João. É alheia às investidas de Uodson.

Valter Dubois (Thierry Tremouroux) – Francês dono do hostel, é malandro e cheio de iniciativas para ganhar dinheiro fácil.


ALUNOS DO DOM FERNÃO

Julia Porto (Lívian Aragão) – É estudiosa e mandona, vive recebendo indiretas de Arthur (Gabriel Kaufmann).

Arthur Campelo (Gabriel Kaufmann) - Melhor amigo de Beto (Maicon Rodrigues), é apaixonado por Julia.

Humberto Praça, Beto, (Maicon Rodrigues) - Amigo e admirador de Uodson, vive se envolvendo em encrenca com os alunos do Leal Brazil.

Fernanda Tetel (Amanda de Godoi) – Popular, extrovertida e namoradeira, é irmã de BB (Paulo Hebrom).

Jéssica Ramos (Laryssa Ayres) - Melhor amiga de Luciana, é espirituosa e tem ótimo humor. Estuda à noite e trabalha na lanchonete Papo Sério.

Filipe Tinoco, Fil (Francisco Vitti) – Estudioso, deslocado, trabalha em um posto de gasolina. Apaixona-se por Lívia (Giulia Costa).

Pedro Torres (Enzo Romani) - É músico e de bem com a vida. Acaba se encantando por Ciça.


CORPO DOCENTE DO DOM FERNÃO

Samuel Almeida (Flávio Bauraqui) - Pragmático e idealista, é o novo diretor do Dom Fernão e tem dificuldade de impor respeito diante dos alunos. Sonho em transformá-lo em um colégio de referência nacional.

Sávio Chaves, Chaves (Duda Mamberti) - Professor de História, não tolera Samuel.

Milena Gonçalves (Fabianna de Melo e Souza) - Professora do Dom Fernão e amiga de Sueli.


ALUNOS DO LEAL BRAZIL

Krica (Cynthia Senek) – Admira Alina, sua melhor amiga, e gosta de se sentir poderosa ao lado dela. Por essa amizade, é capaz de distorcer os fatos e se calar diante de uma mentira.

Roger Veiga (Brenno Leone) – Charmoso e popular, tem talento para basquete. Mantém uma relação de cumplicidade com Alina.

Henrique Torres (Thales Cavalcanti) - É tímido, músico e não costuma sair para festas. Nasceu HIV positivo e, ao longo da vida, administra a rotina com remédios.

Glauco Farias (Bruno Montaleone) – Brincalhão, espontâneo e metido a piadista. É o melhor amigo de Rodrigo.

Camila Magalhães (Manuela Llerena) – Tem um sofisticado senso de humor e é apaixonada por Roger e por Henrique ao mesmo tempo. Melhor amiga de BB.

Bernardo Barbosa, o BB (Paulo Hebrom) - Boa praça do colégio que sabe tudo da vida de todos e é o melhor amigo de Camila. É irmão de Fernanda Tetel (Amanda de Godoi), que estuda no colégio Dom Fernão.

Thainá Bentes (Lara Coutinho) - Amiga de Camila e de BB, acha Henrique lindo e fica curiosa para saber porque ele é tão reservado.

Vera (Mari Oliveira) - Menina determinada, um pouco tradicionalista, cabeça dura e dona de uma opinião muito forte. Amiga de Camila e Thainá.

Gabriel Moraes (Gabriel Borgongino) - Engraçado, tem tendência a não ter opinião firme sobre nada, a não ser sobre Tainá, que ele acha o máximo e quer namorar.


CORPO DOCENTE DO LEAL BRAZIL

Menelau (Marcos Frota) - Conhecido pelos alunos como “Bla-bla-blau”, é conservador e sofre de transtorno obsessivo compulsivo, além de ter pavor de insetos, certa hipocondria e mania de limpeza. Diante dos conflitos com os alunos, está sempre aberto às propostas dos colegas de trabalho.

Idelfonso Beltrão (David Pinheiro) - Inspetor gente boa do colégio Leal Brazil, é muito querido pelos alunos e braço-direito de Menelau. Capaz de alternar entre a autoridade e o companheirismo com os alunos.

Rubem Andrade (Murilo Rosa) - Carismático, extrovertido e idealista, é professor de matemática do Leal Brazil e ama os alunos como se fossem seus filhos. É padrinho de Livia e amigo de longa data de Miguel e Ana, com quem já namorou. Solteiro convicto, acaba se apaixonando por Bia (Juliana Knust).

Maria Beatriz Pereira, Bia (Juliana Knust) – Idealista, atrapalhada e distraída, é do tipo que tropeça, cai, escorrega e dá topadas. Tem uma relação conflituosa com o ex-marido, Nilton (André Gonçalves), e acaba se envolvendo com Rubem.

Nilton Chagas (André Gonçalves) – Produtor musical e ex-marido de Bia, tenta reconquistá-la a todo momento, mesmo que isso demande algumas condutas questionáveis.

Marina Pereira Chagas (Kíria Malheiros) - Filha mais velha de Maria Beatriz e Nilton. Puxou a mãe e gosta de controlar as situações e dizer verdades, especialmente para Rubem.

Max Pereira Chagas (Vitor Figueiredo) – Filho caçula de Maria Beatriz e Vitor. Inteligente, gosta de ler e dá bons conselhos para Rubem. Mente sem um pingo de vergonha, se for para proteger o padrasto.

Florinda Leão Pereira (Claudia Netto) - Mãe de Bia, é uma mulher rica que sonha ver a filha casar com um ‘homem de berço’. No fundo, é uma mulher solitária que se sentirá balançada com a chegada da pequena Rafaela (Joana Cardoso).

Rafaela Loyola (Joana Cardoso) - Filha de um antigo relacionamento de Rubem que ele desconhecia. Madura, espontânea e afetiva, aprendeu cedo a se virar sozinha. Será a ponte entre a frieza e o cinismo de Florinda e o mundo das emoções.

Eneida Carneiro (Mariana Constantini) - Professora de Química do Leal Brazil. Amiga de Monique. Mesmo tendo opiniões próprias, diferentes das da professora de Educação Física, a apoia em quase tudo. Os alunos a apelidam de Águia, porque está sempre de olho.

Atualizado em 17 Ago 2015.