Guia da Semana

Nesta sexta-feira, dia 8 de maio, estreia na Rede Globo a série Amorteamo, de Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno. O folhetim, que será exibido às sextas-feiras logo após o "Globo Repórter", é um melodrama passado numa Recife do início do século XX que ressalta os grandes acontecimentos da vida: o amor e a morte.

A obra traz uma leitura diferente dos triângulos amorosos. A primeira história de amor da série acaba em morte e dá origem ao segundo triângulo amoroso. Quando o senhor de engenho Aragão (Jackson Antunes) flagra sua mulher Arlinda (Letícia Sabatella) nos braços de Chico (Daniel de Oliveira) ele fica furioso e acaba com a vida do amante dela. Porém, Arlinda descobre que engravidou de Chico e Aragão acaba assumindo a criança.

Criado por Aragão, Gabriel (Johnny Massaro) não entende a rejeição do pai. Nascido sob o signo da morte, o rapaz gosta de temas obscuros e se sente atraído pela morbidade do mundo. Tem especial curiosidade pela morte e adora ir ao cemitério para ouvir as histórias que o coveiro (Tonico Pereira), seu melhor amigo, conta.

Passados 18 anos, um novo triângulo amoroso é formado nesta mesma família. Apaixonado desde a infância por Lena (Arianne Botelho), empregada de Aragão, Gabriel é impedido de viver essa linda história de amor, pois acredita ser irmão da jovem – Aragão sempre confirmou essa informação. Para isso, ele decide seguir sua vida e conhece Malvina (Marina Ruy Barbosa), uma misteriosa e sombria que acaba se apaixonando pelo moço.

Malvina, no entanto, é filha de um agiota da cidade e o casamento arranjado resolveria os problemas financeiros da família de Gabriel. Contudo, Arlinda não aguenta ver o sofrimento do filho e revela a verdade sobre seu pai. Ao saber que não é irmão de Lena, Gabriel desiste do casamento por interesse e abandona Malvina na igreja, fazendo com que a moça cometa suicídio.

Totalmente arrependido e tomado pela culpa, Gabriel abre o túmulo de sua ex-noiva para levar o corpo dela para casa e acaba provocando uma confusão daquelas: a noiva-cadáver volta à vida e traz com ela todos os mortos da cidade.

O núcleo cômico da obra fica por conta de Manoel (Aramis Trindade), Cândida (Guta Stresser) e Jeremias (Bruno Garcia). Manoel é o dono do bar próximo ao bordel de Dora e à igreja. A visão privilegiada é um prato cheio para sua esposa Cândida, a maior fofoqueira da cidade, sempre atenta aos acontecimentos do entorno. Até que um dia o falecido Jeremias, primeiro marido de Cândida e irmão de Manoel, volta ao mundo dos vivos, disposto a resgatar três coisas: sua mulher, que vive com Manoel desde a morte do marido; o bar, que também foi herdado pelo irmão; e sua antiga peruca, que hoje adorna a cabeça de Manoel. A volta de Jeremias deixará Cândida dividida e o irmão ameaçado.

Amorteamo estreia na Rede Globo no dia 8 de maio, logo após o Globo Repórter

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 8 Mai 2015.