Guia da Semana

Na correria do dia a dia, nada mais comum do que acordar atrasado, com muito sono e, para evitar mais transtornos, sair de casa sem tomar café da manhã. Afinal, para que perder meia hora na cama só para não sair de barriga vazia? Essa rotina, no entanto, não é nada saudável e ainda baixa o rendimento e prejudica o bem-estar durante o resto do dia.

É exatamente isso que acontece com a paulistana Camila Ayres, de 20 anos. "Eu tomava café da manhã todos os dias, mas desde que comecei a trabalhar como monitora de festas infantis perdi o hábito. Eu chego muito tarde em casa e acordo tarde também, já na hora do almoço", conta.

De acordo com os especialistas, a falta do café da manhã, também chamado desjejum, interfere diretamente na disposição para o trabalho, o estudo e a prática de esportes, além de não ser um hábito indicado para quem quer manter a forma. "A primeira refeição do dia é importante porque prepara o organismo para o uso adequado dos componentes dos alimentos", explica Virgínia Nascimento, nutricionista e vice-presidente a Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).

Segundo ela, é preciso repor o que o corpo consumiu durante o sono. "O café da manhã estimula o organismo a usar o novo que está chegando, é como um combustível bom que revitaliza o corpo a cada dia e evita que ele poupe energia sob forma de gordura, porque não está recebendo comida com frequência".

A funcionária pública e estudante de Direito Silvana Amaral Silveira, de Brasília, não abre mão do café da manhã. "Para mim, o café da manhã é o 'despertar feliz', significa começar bem o dia, repor as energias e me preparar para mais uma jornada de luta", afirma.

Nas raras vezes em que deixa de fazer o desjejum, Silvana, de 44 anos, sente os efeitos da falta de nutrientes: mal-estar, fraqueza e dor de cabeça. "Quando algum compromisso me tira ainda mais cedo de casa, não dispenso a água e o iogurte. E o pão com o queijo vai na bolsa, para que seja consumido no primeiro momento após esse compromisso", relata.


A lógica do desjejum

A nutricionista e tesoureira da Acan (Associação Catarinense de Nutrição) Patrícia Maria de Oliveira lembra que, durante a noite, o organismo fica entre seis e dez horas em jejum e que, depois disso, precisa de alimento para continuar funcionando normalmente e retomar o ritmo para o trabalho. "Pessoas que não tomam desjejum geralmente são muito sonolentas, têm mau-humor pela manhã, acordam irritadas e dizem render melhor no trabalho à tarde ou à noite. Mas o organismo pode estar dando sinais de que começa a despertar a partir do momento em que as refeições ocorrem, por isso, é importante investir no café da manhã", reforça.

O ideal é tomar café da manhã todos os dias, sem pressa e com variedade de alimentos. Além dos produtos tradicionais, bebidas à base de soja são ótimas opções para o desjejum, porque fornecem todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Criar e estimular esse hábito pode fazer toda a diferença para uma vida mais saudável e com mais disposição.

Driblando os inimigos

Como ter tempo para o desjejum? E como comer quando não se tem fome pela manhã? O único jeito é acordar um pouco mais cedo e reservar um tempo para um café da manhã tranquilo.

Segundo Patrícia Oliveira, do mesmo jeito que a ausência do café da manhã virou uma rotina, para quebrá-la é preciso criar o hábito do desjejum diário. Insistência, persistência e disciplina são as palavras-chave para essa mudança. "O organismo se habitua ao que costumamos fazer. À medida em que nunca tomamos café da manhã, o organismo se acostuma a não dar sinais de fome naquele momento. Então, o estímulo para o apetite pela manhã é simplesmente comer e se habituar com o horário estabelecido para esta refeição", orienta Patrícia.

Para acostumar o corpo com o desjejum, a especialista recomenda iniciar o processo com meio copo de iogurte, meia xícara de leite ou dois biscoitos logo após acordar. O leite também pode ser substituído por uma bebida à base de soja. "Depois, gradualmente, a pessoa deve aumentar a quantidade e qualidade dos alimentos, incluindo frutas, por exemplo".

E se você pulou o café da manhã por algum motivo, sempre há chances de recuperar os nutrientes e aproveitar melhor as próximas refeições. "Uma refeição até duas horas antes do almoço pode servir de ajuste para que ele seja mais bem recebido e não seja abusivo, por fome excedente", finaliza Virgínia Nascimento.


Dicas para um café da manhã mais saudável:

- Levante-se um pouco mais cedo, a fim de garantir tempo para tomar café sem correria;

- Substitua o pão francês pelo pão integral;

- Experimente sucos à base de cenoura, laranja e espinafre;

- Inclua sucos de melão e laranja; - Introduza o mel no desjejum;

- Inclua uma fruta no cardápio, como a pêra, a maçã e o mamão, que podem ser consumidos com linhaça;

- Troque o queijo prato ou mussarela pelo queijo branco ou requeijão light;

- Acrescente à mesa flocos de cereais;

- Prefira os iogurtes light;

- Substitua a manteiga por margarina;

- Experimente tomar chá verde ou branco;

- Substitua o leite integral pelo leite desnatado, semidesnatado ou bebida à base de soja;

- Reduza o consumo de produtos embutidos e industrializados;

- Evite quantidades excessivas de alimentos, principalmente açúcares e gorduras.


Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.