Guia da Semana
TV
Por Redação Guia da Semana

Saúde no liquidificador

Eles hidratam e dão sabor e saúde ao dia a dia. Apesar de estarem relacionados ao verão, os sucos são ótimas opções também para o inverno.

Quando o corpo pede alívio dos males da gripe, reforçar a alimentação é uma das melhores estratégias para a pronta recuperação. Essa ajuda pode vir em forma de suco, uma maneira fácil e saudável de revitalizar o organismo.

Fotos:Getty Images

Fonte de saúde em qualquer época, os sucos são aliados no combate de doenças

Com eles, pode-se resolver dois problemas numa única tacada. "Os sucos funcionam como uma porta de entrada para desenvolver o paladar das pessoas mais resistentes às frutas e na ingestão diária de líquidos", diz Andréa Esquivel, nutricionista e consultora da Gastronomia Nutritiva. O ideal é o consumo de quatro a cinco porções de frutas variadas e de dois litros de líquidos ao dia.

Mas um bom suco não é qualquer água colorida; corte os xaropes, os concentrados de garrafa e os preparados em pó, cheios de conservantes, estabilizantes e outras químicas. Um suco feito de frutas fresca é melhor. Prefira consumi-los com o bagaço, aproveitando ao máximo as fibras.

Vistas com desconfiança por muitas pessoas, as polpas passam no teste da saúde. "Elas já vêm batidas, perdendo pontos no quesito fibras. No entanto, ganham em vitamina C quando provenientes de boa qualidade e são rapidamente congeladas", destaca Andréa.


Prefira frutas frescas ou polpas congeladas para o preparo da bebida

Fresco ou de polpa, o suco deve ser consumido imediatamente, para garantir as propriedades nutricionais. Enquanto esperam no copo ou na jarra para serem consumidos, os nutrientes envelhecem e oxidam, e a bebida perde em vitaminas e sabor.

Combinações de inverno

Sucos podem e devem ser além de misturinhas ralas. A começar, pouca água no liquidificador, apenas o necessário para o movimento das hélices. As combinações são benéficas, principalmente no inverno. "O legal é juntar qualidades e sabores, diferentes e complementares", explica Eduardo Zampier, chef-executivo da rede carioca Bibi Sucos.

Entre as sugestões para a fria estação, que requer mais cuidado com a saúde, Zampier destaca o sabor de mamão, cenoura e laranja. A mistura aumenta a concentração de betacaroteno no organismo. Outros hits da estação são o antigripal, feito com acerola, caju e mel; e o silvestre, que mistura morango, amora e framboesa. Os dois são ricos em vitamina C, ampliando a resposta imunológica do organismo à infecções.


Combinações com verduras e legumes auxiliam na pronta recuperação da saúde

As centrífugas, cada vez mais poderosas e difundidas entre os lares, acrescentaram as verduras aos sucos. Cada folha tem o seu papel e a clorofila, presente em todas, ajuda na produção de antioxidantes naturais, retardando o envelhecimento celular. O agrião é ideal para os congestionados, pois ajuda na fluidificação dos líquidos pulmonares. Já a couve é rica nas vitaminas do complexo B, facilitando a cicatrização das mucosas intestinais.

E nada de desculpas para encher o copo de açúcar, pois a maioria dos vegetais tem doçura natural. Se precisar, prefira geleia de frutas. "Além de adoçar, aumenta os índices de pectina, uma fibra solúvel", afirma a nutricionista Andréa. E pode misturar sabores sem medo de ser feliz, pois a fruta tende a dominar o sabor. É só não exagerar.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

MasterChef Brasil: cozinheiros vão preparar receita em prato não convencional neste domingo (19)

TV

Shows da Virada Cultural 2019 serão transmitidos ao vivo pela internet; saiba mais!

TV

“MasterChef": gastronomia mineira é o próximo desafio dos cozinheiros; saiba mais!

TV

Troféu Imprensa 2019 é neste domingo (28); saiba tudo!

TV

Conheça a trama da novela "A Dona do Pedaço", que estreia hoje (20) na Rede Globo

TV

MasterChef Brasil do dia 21 de abril tem prova com pimentas do mundo todo; saiba mais!

TV