Guia da Semana

Sem dores na coluna

Especialistas mostram as posturas mais indicadas para ler ou assistir à TV enquanto você se recupera.

Ficar em casa, de molho, por causa de uma gripe pode até ser bom para repor as energias, mas, depois de muitos dias de repouso, chega um momento em que o ócio provoca ainda mais cansaço. A solução é você procurar atividades que ocupem sua cabeça. Entre as diversas opções de coisas para se fazer em casa quando se está doente, estão ler um bom livro ou assistir a um filme. Mas você sabia que se jogar no sofá ou apenas sentar de qualquer jeito em uma cadeira pode fazer mal para a coluna? Conversamos com um especialista que explica como é a postura correta para adotar durante as horas de lazer na sua casa.



Ao ler

Pegar um livro e começar a ler sentado de qualquer maneira pode causar muitas dores de coluna. O quiropraxista Felipe Yoshio ensina que "o correto para um indivíduo praticar a leitura é acomodar-se em uma cadeira confortável, com os pés totalmente apoiados no chão. Eu recomendo aos meus clientes que leiam com o livro ou o caderno apoiados em uma mesa, pois o material deve se manter na altura dos olhos. Caso não tenha uma mesa á disposição, a cadeira precisa ter o apoio de braços para que o leitor coloque os cotovelos, a fim de de manter o apoio necessário".

Já a fisioterapeuta Ana Paula Assunção Pinto detalha exatamente qual é a cadeira ideal para ter uma leitura confortável e sem dores: "O assento deverá ter estofamento na parte superior (encosto) e inferior (assento), com dimensão anteroposterior nem muito comprida nem muito curta, para possibilitar que as coxas fiquem completamente apoiadas, mas sem compressão da região posterior dos joelhos e coxas, facilitando a circulação sanguínea".

E ainda completa: "A borda anterior (encosto) deverá ser arredondada com apoio para o dorso (costas), que deverá ter disposição ou forma que permita acompanhar as curvas da coluna para evitar sobrecargas e, por consequência, redução da pressão sobre os discos vertebrais. O espaço entre o assento e o apoio dorsal (costas) deve ser de preferência regulável, uma vez que a população humana apresenta diferentes biótipos (tamanhos). Porém orienta-se posicionar o quadril o mais próximo possível do encontro do encosto com o dorso da cadeira, não esquecendo a colocação de apoio nos pés, caso os mesmos não consigam alçarem o chão".

Ao assistir TV

Sofás e poltronas que têm o acolchoado macio, que aparentam ser mais confortáveis, na verdade não são os mais adequados para sentar e assistir à televisão. "Condeno sofá ou poltrona moles, pois eles precisam ser um sustento para a coluna lombar. Os sofás precisam ter o encosto mais duro, resistente, pois a coluna necessita de um apoio confiável", ressalta o quiropraxista.

Outra questão é se o uso de travesseiros ou almofadas são bons para a coluna. "Eu recomendo aos meus clientes que os utilizem como apoio, pois colaboram para deixar a coluna lombar mais confortável. Pode até ser incômodo em um primeiro momento, mas isso evita dores posteriores", explica.



Deitado ou sentado?

Para os preguiçosos que se jogam no sofá para assistir televisão, ficar deitado não é outra posição adequada. O especialista Felipe Yoshio orienta: "Não aconselho assistir à TV na posição horizontal, porque a pessoa coloca dois ou três travesseiros na cabeça, forçando a coluna cervical e, caso fique muito tempo assim, ao se levantar sentirá muitas dores na região da nuca".

A fisioterapeuta Ana Paula completa: "A postura sentada nessa condição proporcionará menores inadequações com relação ao mobiliário, levando em consideração que os aparelhos de televisão são posicionados com altura inadequada e desproporcional à pessoa que estiver deitada. Nessa postura, cria a necessidade de realizar a ação de anteriorização (flexão) da posição da coluna cervical, adicionada à protrusão dos ombros , consequentemente promovendo a flexão do tronco e resultando numa má postura da coluna vertebral e da articulação do quadril".

Alongar é essencial

Às vezes, nos concentramos tanto no livro que estamos lendo que nem percebemos o tempo passar e isso pode até fazer mal para a coluna. Yoshio explica que é importante dar uma pausa e caminhar pela casa. "Alongar a coluna cervical e a região dos braços, movimentar a cabeça e não ficar longos períodos sentados podem evitar diversas dores crônicas. Além disso, sempre policiar-se quanto à postura, não sobrecarregando a região do pescoço e do trapézio, que é um músculo que fica entre a região do pescoço e ombros, evita dores e problemas futuros com sua coluna".



Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 motivos para ver ‘The Man in the High Castle’

A trama chega à sua terceira temporada em outubro

Saiba como assistir ao vivo ao American Music Awards 2018 na TV e Internet

Evento acontece nesta terça-feira (9), em Los Angeles

Prêmio Multishow 2018 é nessa terça-feira (25), saiba todos os detalhes (e como assistir!)

Atração terá shows de Rincon Sapiência, IZA, Pabllo Vittar e muito mais!

‘PopStar’ estreia na Rede Globo dia 16 de setembro; saiba todos os detalhes sobre o reality musical

Segunda temporada do programa vai contar com Taís Araújo e muito mais!

Séries e novelas que estreiam na TV aberta no segundo semestre de 2018

Novas novelas da Globo e séries do SBT – confira o que esperar deste semestre

Saiba tudo sobre a minissérie ‘Se eu fechar os olhos agora’, da Rede Globo

Trama se desenrola a partir de um crime no interior do Rio de Janeiro da década de 1960; saiba mais!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.