Guia da Semana

Foto: Divulgação/Santur


O Estado de Santa Catarina possui diversas estações de águas termais, algumas situadas em suas principais cidades. Milhares de turistas do Brasil e do mundo vão até lá para conferir essa maravilha da natureza, que dizem ter propriedades terapêuticas, tais como:

- curar de males no intestino e pele;

- serem usadas também como calmantes e ajudam no equilíbrio do estresse;

- ajudam a combater insônia e fraqueza;

- melhoram reumatismos, sequelas crônicas, hipertensão e hipotensão.

As águas brotam (a uma temperatura média de 38ºC) de metros abaixo da terra, sendo uma atração para adultos e crianças que passam suas férias por lá. Algumas das principais cidades que possuem estâncias de águas termais são: Tubarão, Gravatal e Santo Amaro da Imperatriz.

Tubarão
É uma das cidades mais importantes do sul de Santa Catarina, com cerca de 90 mil habitantes. O turismo é totalmente voltado para as fontes termais, atraindo turistas de diversas regiões atrás, principalmente, das propriedades terapêuticas da água. Tubarão é o segundo centro comercial no sul do estado, principalmente nos mercados de cerâmica e metal cerâmico.

Três fontes termais são famosas na cidade: Rio do Pouso, Santo Anjo da Guarda e Tubarão. Em Rio do Pouso, há tratamentos com lama e água radioativa. Essa água é canalizada para piscinas e banheiras de 37ºC. Já as águas de Santo Anjo da Guarda são a segunda mais radioativa do Brasil, atrás apenas de Araxá, em Minas Gerais. E, nas Termas de Tubarão, o passeio da Maria Fumaça atrai famílias, principalmente as crianças.

Foto: Norberto Cidade/Santur


Gravatal
A arquitetura e a cultura da pequena cidade, colonizada por italianos e alemães, lembra muito regiões europeias. Gravatal também chama a atenção de turistas por suas águas termais, com destaque para a Estância de Águas Hidrominerais, em que hotéis captam a água in natura, montando piscinas coletivas e banheiros individuais para todos os apartamentos.

Não somente as águas termais, mas também a natureza é um grande atrativo de Gravatal. Há mirantes naturais, grutas, cachoeiras e trilhas para os mais aventureiros e também sítios para os que desejam somente descansar e aproveitar o ambiente.

Santo Amaro da Imperatriz
É outra cidade que também atrai diversos turistas, graças aos poderes relaxantes e terapêuticos das águas termais. As fontes termominerais lançam jatos de água a uma temperatura que varia entre 37º C e 39ºC. Além disso, possui um verdadeiro santuário ecológico coberto por Mata Atlântica (63% de sua área é preservada e sem atuação do homem).

As diversas cachoeiras e rios locais atraem turistas de aventura, que procuram praticar rafting, rapel e canoagem. Suas altas montanhas também são point para os amantes de voo livre. Outro destaque da cidade é o turismo rural, para os que preferem a calma de um cenário campestre.

Atualizado em 6 Set 2011.