Guia da Semana

Sonho de Luiz Fernando Carvalho

A série traz o doutorando em psicologia que escreve um livro e busca respostas para seus questionamentos - da mesma maneira que Freud tentou.

Foto: Divulgação/TV Globo


No ar há algumas semanas, a série Afinal, o que Querem as Mulheres? é mais um produto televisivo com o DNA do diretor Luiz Fernando Carvalho. O diretor tem status diferenciado na Globo: vem realizando peças autorais, tem mais tempo para a execução das mesmas e é conhecido pela intensa preparação de atores que promove a cada nova empreitada.

Seu mais recente trabalho na telinha foi o Projeto Quadrante, que previa a execução de quatro microsséries baseadas em clássicos da literatura. A ideia era utilizar autores de diferentes regiões do país, adaptando-os em suas terras natais, utilizando atores e mão-de-obra locais. O Projeto Quadrante rendeu duas microsséries: a hermética A Pedra do Reino, de 2007, e a interessante Capitu, de 2008. Dois Irmãos e Dançar Tango em Porto Alegre seriam as próximas produções, mas o Projeto Quadrante está, ao menos por enquanto, paralisado.

A Pedra do Reino e Capitu tem características em comum: a narrativa não-linear, as interpretações teatrais, cenários surreais, takes de câmera e cortes diferenciados, cores intensas...Características que apareceram no trabalho televisivo de Luiz Fernando Carvalho em maior grau a partir de Hoje É Dia de Maria, bem-sucedida minissérie que emplacou duas temporadas em 2005.

Talvez por terem sido consideradas de difícil compreensão, as minisséries do Projeto Quadrante foram deixadas de lado e o diretor, agora, aposta em Afinal, o que Querem as Mulheres? A trama apresenta um argumento mais palatável, o que a torna, nem que seja ao menos um pouco, mais "popular" que Capitu. A história do doutorando em psicologia que publica um livro buscando responder à famosa indagação do doutor Freud, mas que não consegue compreender a própria mulher, aproxima o conflito ao público.

Mesmo assim, lá estão as cenas com a marca do diretor. Passagens aceleradas se misturam a outras mais lentas, cenas inseridas representando sentimentos, ao invés de ações, quadros com uma única cor predominante, além da trilha sonora diferenciada tornam Afinal, o que Querem as Mulheres? um meio-termo entre o Projeto Quadrante e uma série televisiva mais "comum". Não é difícil notar a tal da preparação a que os atores que trabalham com Carvalho se submetem: basta observar as cenas de Vera Fischer, por exemplo, muito boas!

Michel Melamed, o protagonista André Newman, repete com o diretor a dobradinha de Capitu, mas agora aparece não só no elenco, como também no argumento e na trilha sonora da série. Um grande encontro, cujo belíssimo resultado pode ser visto às quintas-feiras, por volta das 23h30, na Globo.

Atitude louvável da emissora de oferecer um espaço em sua grade para atrações diferenciadas como Afinal, o que Querem as Mulheres? Afinal, a emissora sabe bem que não se trata de um produto feito para dar Ibope e, mesmo assim, o colocou no confronto direto com A Fazenda da Record. A série não vai explodir na audiência, mas é inegável que a experimentação é a chave para que a narrativa televisiva possa seguir evoluindo.

Leia as colunas anteriores de André Santana: 

Vale a pena ver de novo?

Malhação: celeiro de revelações

Mais interessante que a sua?

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: andre-san@bol.com.br ou acesse seu blog.




Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"São Paulo nas Alturas" estreia na E! Entertainment Brasil em 29 de setembro

Bandas brasileiras tocam no topo de prédios históricos da cidade em novo programa do canal

7 programas da TV aberta que valem a pena

'Profissão Repórter', 'Masterchef' e 'Amor & Sexo' são algumas das opções

Transmissão ao vivo do Rock in Rio 2017 na TV e Internet

Multishow e Rede Globo vão transmitir as principais atrações do festival nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro

Anitta lidera indicações ao 'Meus Prêmios Nick 2017'; confira a lista completa!

Preamiação contece no dia 25 de outubro, com transmissão pela Nickelodeon

Rio de Janeiro: sinal analógico da TV termina no dia 25 de outubro; saiba como fazer a transição para o digital

O Guia da Semana tira todas as suas dúvidas da nova TV brasileira

Multishow transmite show "Luan 1977 Ao Vivo" na TV e web neste sábado (19); saiba mais!

Especial comemora dez anos de carreira do cantor