Guia da Semana

Depois de estrear nas telas em 2008 com Cão sem Dono e de participar dos filmes Se Nada Mais Der Certo e Plastic City - coprodução entre Brasil, China e Japão -, a atriz gaúcha Tainá Müller comemora o êxito de Tropa de Elite 2 e aguarda a estreia de As Mães de Chico Xavier. Prestes a encarnar sua primeira vilã em Insensato Coração, próxima novela das oito, Tainá fala com entusiasmo da jornalista que encarna no drama policial em cartaz atualmente nos cinemas:

- A voracidade com que ela quer a notícia é a mesma com que quero fazer bem uma cena. Atuar também é uma forma de comunicar. Namorar ator facilita na hora de compreender nosso próprio trabalho Estou tendo muito retorno do "Tropa de Elite 2". São raras as vezes em que se consegue fazer um filme no Brasil que diverte e faz pensar.

Depois de uma maratona de entrevistas de divulgação de Tropa de Elite 2 na semana passada, Tainá Müller resolveu descansar três dias em Buenos Aires. Mas a violência urbana perseguiu a atriz também na Argentina: o táxi que a levava do aeroporto para o hotel foi atacado por manifestantes de um protesto justamente contra a falta de segurança na capital do país. Assustada, Tainá abandonou o carro correndo e, na pressa, esqueceu de pegar a bagagem. Quando voltou, o táxi não estava mais lá...

Mas o carma pesado está passando: a porto-alegrense de 28 anos está curtindo o sucesso de público de Tropa de Elite 2, filme assistido por quase 3 milhões de pessoas e no qual interpreta uma repórter investigativa - Tainá é formada em jornalismo pela PUCRS. Depois da jornalista Clara, a bela viverá no cinema a professora Lara, uma das três protagonistas de As Mães de Chico Xavier - o longa dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes tem data de estreia marcada para 1º de abril de 2011, véspera do aniversário do médium.

- Brinco dizendo que, depois que eu morri (seu personagem é assassinado em Tropa de Elite 2), quis conhecer o céu - contou Tainá em entrevista ao caderno Donna, por telefone.

Vivendo em São Paulo, Tainá mora desde o ano passado com o ator gaúcho Julio Andrade - o mordomo gay Arthurzinho de Passione. A correria de gravações da novela no Rio dificulta a conciliação das agendas do casal - segundo Tainá, eles só andam se encontrando duas vezes por semana.

- Mas namorar ator facilita na hora de compreender nosso próprio trabalho - contemporiza.

A ex-modelo que decidiu "virar atriz" enquanto trabalhava com moda em países asiáticos como Tailândia, Hong Kong e China, estreou no cinema contracenando com o atual namorado na pele de uma modelo em Cão sem Dono (2007), filme de Beto Brant e Renato Ciasca rodado em Porto Alegre e que lhe rendeu o troféu Calunga de melhor atriz do 11º Cine PE. Depois de participar de duas novelas, Tainá volta à TV na próxima trama das oito, que deve entrar no ar em meados de janeiro de 2011. Em Insensato Coração, escrita por Gilberto Braga, a gaúcha interpretará uma patricinha má que manipula o pai banqueiro (Herson Capri). Paula será a primeira vilã de Tainá.

- A novela terá um núcleo em Porto Alegre e outro em Florianópolis, mas eu farei parte do núcleo carioca. É engraçado porque eu moro há cinco anos em São Paulo, mas eu abro a boca aqui e todo mundo nota que sou gaúcha.

Leia a íntegra da entrevista no site do caderno DonnaZH.

Atualizado em 10 Abr 2012.