Guia da Semana

Foto: TV Globo/João Miguel Junior

Os mistérios da novela Passione (quem matou Saulo e o que Gerson vê no computador) representam pouco ante o deleite que é ver veteranos do teatro, cinema e TV em cena. Num país dito "sem memória" e que pouco valor dá a seus velhos, é uma sacada e tanto de Silvio de Abreu reunir em sua novela nomes consagrados que nos encantam há décadas, desde que éramos pequenos - e que também encantavam nossos pais.

Se em Malhação, o que se vê é uma novela 'jovem' para público 'jovem', é de se esperar que pouco espaço seja dado ao pessoal da 'melhor idade' - na fase atual, há apenas um representante: Genézio de Barros. Mas a televisão em geral tem deixado de lado nossos melhores talentos, dando prioridade a rostinhos jovens e bonitos.

Por isso, celebremos ver em horário nobre as ilustres presenças de Cleyde Yáconis, Leonardo Villar, Elias Gleizer, Emiliano Queiroz, Fernanda Montenegro, Francisco Cuoco, Flavio Migliaccio, Daysi Lúcidi, Aracy Balabanian e Irene Ravache. É um bom número! Ainda mais considerando que seus personagens não se cruzam todos numa "casa para idosos". Eles estão distribuídos pelos núcleos da novela e cada qual com um bom grau de importância dentro de suas tramas, dando margem a ótimas atuações.

Se Malhação traz apenas um representante do melhor talento, as outras tramas no ar também ficam devendo. Em Ti-ti-ti estão Maria Célia Camargo, Nicette Bruno e Mauro Mendonça. Apenas três num elenco bem numeroso. Em Araguaia há Lima Duarte, Eva Wilma, Laura Cardoso, Turíbio Ruiz e Otávio Augusto. E em Ribeirão do Tempo, Jacqueline Laurence, Íris Bruzzi, Henrique Martins e Umberto Magnani. É pouco. Ainda mais levando em consideração que os elencos das novelas andam inchados. Inchados de jovens, no caso.

No passado, algumas poucas novelas puderam reunir atores velhinhos numa quantidade acima da média. Era quando existia um núcleo dos velhinhos reunidos numa "casa para idosos". Em Cama de Gato (de 2009), os personagens de Pedro Paulo Rangel, Suely Franco, Luiz Gustavo, Paulo Goulart, Yoná Magalhães, Berta Loran, Chico Tenreiro, Lupe Gigliotte e Selma Lopes viviam sob o mesmo teto.

Assim como em Quem é Você (1996), que reuniu Eva Todor, Eloísa Mafalda, Vanda Lacerda, Ênio Santos, Alberto Perez, Ruth de Souza, Castro Gonzaga, Lafayette Galvão, Norma Geraldy, Lídia Mattos e Cléa Simões. Aqui, a novela apresentava um tema indigesto: o abandono familiar na terceira idade.

Como se vê, a escalação do elenco da novela de Silvio de Abreu merece todo nosso respeito e reverência. Isso faz lembrar que uma atuação de fina estampa exige muito mais que um rostinho bonito na televisão. O fino, bom e bonito é o desempenho de um elenco grandioso em talento. E para isto, nossa TV ainda tem muitos bons representantes na ativa.

Leia a coluna anterior de Nilson Xavier:

Destaque para a emoção

Quem é o colunista: Nilson Xavier.

O que faz: Autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira" e criador do site Teledramaturgia.

Pecado Gastronômico: doces e sobremesas.

Melhor lugar do mundo: São Paulo.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: quase um pouco de quase tudo.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 10 Abr 2012.