Guia da Semana

Foto: Divulgação

A tonalidade para o próximo ano remete a otimismo e satisfação

O momento é de apreciação, de se satisfazer com a vida cotidiana e valorizar as pequenas alegrias. Isso é o que diz o resultado do Colour Futures 2011, pesquisa global de tendências de cores da Azko Nobel, que chega ao Brasil pela Coral. Por refletir simplicidade, tranqüilidade e criatividade, a tonalidade amarela esverdeada é a aposta para o próximo ano.

"O azul de 2010 - Céu californiano - era um tom claro que simbolizava a renovação da energia. Agora, para 2011, temos o Toque de Limão que representa o resultado desse entusiasmo. É um tom imaginativo, lúdico, otimista", explica Paola Oliveira, gerente global de Colour Marketing.

A escolha do tema Apreciação vem para ressaltar o que o estudo identificou como um período mais sereno e feminino. "É a serenidade do chá em oposição à cultura frenética do café. Depois de renovar as esperanças, a busca agora é por uma vida mais descontraída e estar contente com o que temos", ressalta.

Mas a pergunta que fica é: como usar a tonalidade na casa? Mesmo sendo incomum, o Toque de Limão é bastante flexível e pode ser utilizado em qualquer ambiente, seja com tons harmônicos ou que contrastem. Para não errar, a dica é combinar com neutros frios, pastéis, violetas profundos e azuis bem definidos.

Além da cor de destaque para o próximo ano, a pesquisa define ainda tendências representadas em cinco paletas de cores, cada uma com um tema: Beleza do Cotidiano, Buscando o caminho, Alegria instantânea, Feito com amor e Magia Molecular. Escolha o que mais te agrada e renove logo as energias da casa para começar o ano com o pé direito!

Beleza do Cotidiano

Foto: Divulgação


Apreciação do lar, conforto e satisfação com uma casa simples e informal são as ideias centrais para desfrutar a Beleza do Cotidiano. As cores remetem à simplicidade do dia-dia, como o céu azul, vasos com flores, frutas e legumes maduros, temperos e especiarias.

Buscando o caminho

Foto: Divulgação


Inspirada na arquitetura urbana, os neutros mais puros são realçados pelos tons pastéis de mapas antigos e pelas cores brilhantes das sinalizações de rua. Já as tonalidades primárias, em contraste, são utilizadas para demarcar os espaços e geram combinações que variam de calmas a vibrantes.

Alegria instantânea

Foto: Divulgação


Jovem e descontraído, o tema brinca com o ato de criar e se divertir, destacando a magia da rotina e, ao mesmo tempo, um espírito momentâneo. A paleta reflete o frescor de sorvetes, sucos e vitaminas, que são tons pastéis com fundo marrom, como o do papel craft.

Feito com amor

Foto: Divulgação


Indo de encontro com o design que valoriza o trabalho artesanal, essa paleta é formada por tons de madeira, argila, barro e brim. As cores são revitalizadas com o amarelo, que simboliza a inspiração e o otimismo. A boa notícia que todos esses tons são harmônicos e podem ser combinados livrementes.

Magia Molecular

Foto: Divulgação


O tema é estimulante e colorido, o que normalmente fascina os artistas e designers. A paleta é forte e viva, com tons pulsantes como os verdes, turquesas e púrpuras que são associados a cores sutis. Assim, as tonalidades mais profundas ganham vida com as cores extremamente saturadas.

Atualizado em 21 Set 2011.