Guia da Semana

Por Bruno Lofreta


Cyrela Brazil Realty/ Divulgação

Os incentivos ao crédito imobiliário e a estabilidade econômica têm ajudado quem sonha com a casa própria a financiar o primeiro imóvel. Porém, se você ainda tem dúvidas sobre a melhor maneira de pesquisar e negociar o apartamento ou casa há tempos planejado confira as dicas que o Guia da Semana separou para você.

Boa iluminação é sempre importante

O recomendado a quem pretende adquirir a casa própria é estar atento a fatores que valorizem o imóvel, entre eles o número adequado de vagas na garagem, a disposição dos quartos em relação ao sol e principalmente uma localização privilegiada. Uma boa área de lazer e um prédio conservado também agregam valor ao imóvel.

Em alta
Segundo dados da Amaral d´Ávila Engenharia de Avaliações, Higienópolis e Ibirapuera são os bairros que possuem o metro quadrado mais caro da cidade, atingindo valores acima de R$ 8 mil."Ao verificar se o bairro e o local estão passando por melhorias de uso ou se estão decadentes é possível indicar uma tendência de valorização", explica Richard Moreton Treacher, diretor-superintendete do Inocoop-SP (Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais de São Paulo).

Eduardo Natividade, diretor de vendas da Lopes Consultoria de Imóveis, complementa: "São Paulo apresenta novos focos de valorização como os antigos bairros industriais da Móoca, Ipiranga e Lapa que têm sido ocupados de forma qualitativa através da implantação de grandes condomínios residenciais."Natividade destaca ainda que bairros degradados como a Luz passam por um processo de reparação em virtude de novos investimentos público-privados.

Uma pedra no caminho de quem busca comprar o primeiro imóvel é a burocracia envolvida na negociação. Contar com o respaldo de um advogado ou consultor imobiliário pode ser fundamental na hora de resolver problemas recorrentes como o prazo de entrega incerto, dúvidas sobre a idoneidade da construtora e a falta de pagamento de IPTU e condomínio pelos antigos moradores, além das cláusulas técnicas do contrato.

É preciso estar alerta também às taxas de juros e outros encargos em empreendimentos financiados em longo prazo. A Caixa Econômica Federal vincula um seguro de vida ao financiamento, assim em caso de falecimento do comprador, o imóvel é automaticamente quitado.

Sem pressa

Área de lazer: essencial para as crianças
Comprar um imóvel é um investimento que envolve altos valores, por isso é necessário dispor de tempo e paciência para encontrar o apartamento correto. Detalhes como pequenas rachaduras, infiltrações e encanamento comprometido são sinais que muitas vezes passam despercebidos, causando dores de cabeça ao novo morador. Nesse caso, laudos de peritos ou empresas de avaliação são ideais para localizar tais inconvenientes.

Os conjuntos residenciais fechados, concentrados principalmente em bairros como a Chácara Santo Antonio e Alto da Boa Vista, são opções procuradas por quem deseja aliar a segurança oferecida pelos prédios à liberdade de se viver em uma casa. Entretanto, o consultor de imóveis da Cyrela Brazil Realty, Alberto Kazuo Kato alerta para alguns riscos do empreendimento: "Como o terreno em São Paulo está cada vez mais caro, as empresas optam por construir casas muito próximas umas das outras. Perde-se então em privacidade, justamente o que as famílias procuram nesse tipo de imóvel.".

Dicas para comprar um imóvel

  • Esteja atento se o bairro do seu imóvel tende a se valorizar
  • Verifique encanamentos, fiação elétrica e pintura antes de fechar negócio
  • Certifique-se que o antigo morador efetuou os pagamentos de luz, água, aluguel e IPTU
  • Tenha em mente o espaço necessário para abrigar a família e móveis
  • Esteja consciente das taxas de juros e créditos imobiliários ao comprar o imóvel

  • Serviço

    Bolsa de Imóveis do Brasil - Avaliação de Imóveis
    Tel: (011) 3106-0499
    www.bolsaimoveis.eng.br

    Inocoop - SP
    Tel: (011) 3726-1600
    www.inocoop-sp.com.br

    Cyrela Brazil Realty - Construtora e Incorporadora
    Tel: 08000-145656
    www.cyrela.com.br

    Amaral d´Ávila Engenharia de Avaliações
    Tel: (11) 5904-7572
    www.amaraldavila.com.br

    Atualizado em 6 Set 2011.