Guia da Semana

Poucos líderes mundiais tem uma história como a de Nelson Mandela. Ele é um dos maiores ícones do século XX e um grande herói não só para os africanos mas também para muitos negros e brancos espalhados pelo mundo.

+ Filmes que tratam questões raciais
+ Livros para entender melhor quem foi Zumbi dos Palmares

Madiba, como também é chamado - sinal de carinho e respeito – nunca deixou de lutar pela liberdade de sua nação, de seu povo. Ele se aposentou aos 89 anos, mas só de suas funções oficiais, pois depois disso, dedicou-se à luta contra a AIDS. Mandela sim dedicou uma vida a um propósito maior.

*os vídeos abaixo estão em inlglês.

Primeira entrevista

Em 1961, Nelson Mandela estava se escondendo do governo da África do Sul, mas mesmo assim concedeu a sua primeira entrevista ao canal Independent Television Network. Quem comandou essa entrevista foi o jornalista britânico Brian Widlake. Infelizmente o vídeo não tem legenda em português, mas achamos um com legenda em espanhol.

Quando saiu da prisão, em 1990

Depois de 27 anos, muita luta e pressão da população negra da África do Sul, Nelson Mandela, com 71 anos na época, deixa a cadeia e fala em público pela primeira vez em liberdade.

Discurso no estádio de Wembley

Dois meses após a sua libertação da prisão e com semblante bem melhor do que no vídeo acima, Mandela faz um discurso de aproximadamente 10 minutos no estádio de Wembley. O líder negro é ovacionado pelo público por pouco mais de cinco minutos. É de arrepiar!

Mandela na ONU

Este vídeo é uma compilação de algumas participações de Nelson Mandela na ONU. Um dos discursos contra o Apartheid, em 1990, foi um dos mais históricos de Madiba. Mais pro final, tem um outro discurso dele de 1998, já como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.

Nelson Mandel na Oprah

A apresentadora norte-americana recebeu Mandela pra uma deliciosa entrevista em 2000. Mas é uma pena que o vídeo só tem alguns minutos. Ainda assim vale o clique.

Nelson Mandela em Cuba

Este vídeo fala um pouco da relação da África do sul e Cuba, mas em um certo momento rola um encontro de Fidel e Mandela, que já chega perguntando: “Antes de dizer qualquer coisa, quero saber quando você vai pra África do Sul?”.

Mandela: O Homem Por Trás da Lenda

Esse documentário de aproximadamente 45 minutos é narrado em português e fala sobre a trajetória do ícone sul africano e de sua luta contra o aparthaid.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 6 Dez 2013.