Guia da Semana

Primeiramente é importante ressaltar que esta não é uma matéria que trata de trotes universitários violentos e/ou degradantes elaborados para humilhar e abusar do calouro ingressante na faculdade. Nós, do ObaOba, não apoiamos essas ações em nenhum nível.

Caros bixos e bixetes! Acredito que agora que acabaram de passar na faculdade vocês devem estar ouvindo muito sobre o TROTE! E é super normal ter um milhão de dúvidas, não saber se deve ir ou não entender o propósito dessa brincadeira. É por isso que vamos te ajudar!

+ Melhores festas de faculdade que rolam em São Paulo em 2015
+ 10 sinais de que você está com Depressão Pós-Jogos
+ Para as mulheres: Dicas para sobreviver aos Jogos Universitários

Veja tudo o que você precisa saber sobre esse ritual tradicional das faculdades, e como se preparar para ele! Se você sentir vontade de ir, não tenha medo - essa brincadeira vale a pena para todos aqueles que vão de cabeça aberta para a bagunça. Lembrando que tudo só é válido até o ponto em que a brincadeira é saudável.

1. Vai sujar


O "carro-chefe" do trote é sujar os bixos e bixetes com vários tipos de coisa: óleo, café, tinta, vinagre, pinga, farinha, ovo e etc! Então, se você não tá a fim de se sujar, se você não está nessa vibe, eu te aconselho a não ir no seu trote - porque vai sujar.

Ah, e se a sua nova faculdade tem a tradição de jogar coisas nojentas nos calouros, saia dessa! Não é esse o intuito do trote saudável. Apesar de você ficar nojento depois de receber ovo, farinha e tinta na cabeça, só são usados produtos em bom estado (que não estão podres, estragados e nem nada do tipo).

2. Vá com uma roupa para jogar fora

Alguns calouros se arrumam para o trote como se arrumam para o primeiro dia de aula: não faça isso! Além de não existir sabão em pó para conseguir limpar a meleca que vai ficar sua roupa, faz parte do trote estragar as roupas dos bixos com a tesoura.

Esse corte nas roupas rola com o consentimento do calouro, mas é bom tomar cuidado porque sempre vai ter um engraçadinho querendo cortar demais - e isso não é legal.

3. "Mas eu não conheço ninguém"

Ninguém conhece ninguém! Todo mundo é bixo e isso que é legal de participar do trote: rola uma tremenda integração entre os bixos, veteranos, atléticas, baterias, com os hinos e com o espírito da faculdade em si. Então não deixe o fato de você não conhecer ninguém atrapalhar sua vontade de ir!

4. Trote no cabelo

Meninas: Não, eles não propõem cortar cabelos de meninas! Mas ele vai ficar bem nojento, e o cheiro de ovo vai demorar no mínimo 1 semana para sair totalmente. É bom se preparar psicologicamente

Meninos: Sim eles querem te deixar careca, simplesmente porque essa é a identificação de "ser bixo". Tem gente que entra na brincadeira e deixa raspar, mas, se você se incomoda, não é obrigado!

5. Vai ter (muita) bebida (barata)

Só bebida elite: pinga de 10 reais, vodkas que não custam nem isso. É isso o que os veteranos vão te oferecer para beber - e, se você preferir não beber, eles vão jogar na sua cabeça como alternativa.

6. Mendigar no farol

Para pagar a conta no bar, você vai pedir dinheiro no farol - essa é uma brincadeira muito tradicional dos trotes de faculdade.

7. Vai ter apelido e "bixos-personagens"

Alguns serão escolhidos para ser "mais do que bixos". Por exemplo, na época da Copa, criaram a bixete Copa: e pintaram ela toda de tinta verde e amarelo. Tem sempre um bixo Hulk, todo pintado de verde. O bixo Smurf, pintado todo de azul. E por aí vai! O mais engraçado é que esses apelidos de trote pegam - e você pode ser para sempre conhecido por seus veteranos dessa maneira!

8. Você vai ter que voltar para casa desse jeito

Pensem na volta, SÉRIO. Se vocês vão voltar de transporte público, pensem bem se isso vai dar certo e até que horas é bom você ficar por lá. Afinal você vai estar toda suja e com a roupa toda furada. Sem contar os perrengues, tem motorista de ônibus que não te deixa entrar dependendo do seu estado!

Se vai voltar de carro, com carona, prepare o terreno: plástico para forrar, toalhas e quem sabe até uma roupa reserva para minimizar os danos ao banco do carro!

9. Existe o Trote Solidário

A maioria das faculdades organiza seu próprio trote para promover a integração entre calouros. Geralmente nesse trote acontecem oficinas, palestras e outras atividades acadêmicas para os bixos e bixetes conhecerem a faculdade, os professores e os novos colegas. É uma ótima opção para quem quer fugir do trote "bagunça"!

10. Você não é obrigado a nada

Gente, falando sério agora, você não é obrigado a nada. Sempre vai existir aqueles veteranos mais de boa, mas também sempre vai existir aqueles que vão querer dar uma sacaneada. Portanto procure conversar com alguém que já tenha passado pelo trote da mesma faculdade antes para saber o que vai enfrentar.

E se não faz seu estilo esse tipo de brincadeira, é melhor ficar em casa! Pois também vai de cada um: existe aquela pessoa que vai achar engraçado e se divertir pedindo dinheiro no farol, mas também existe aquela que vai se incomodar e se sentir "empregada" dos veteranos. Então existem os dois lados: até onde é o limite dessa brincadeira (que não pode ser nem violenta nem abusiva) e o quanto você tá no clima de receber o trote também!

Lembre-se que você não é obrigado a nada e comemore sua ingressão na faculdade da maneira que você preferir! :)

No estado de São Paulo, há uma lei que proíbe o trote violento nas universidades: o trote não é permitido quando promovido “sob coação, agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento que possa acarretar risco à saúde ou à integridade física dos alunos”.

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 29 Mai 2015.