Guia da Semana

Se você tem essa impressão de que faculdade é aquilo que você vê em filmes - muitas festas, só bebida, muita pegação e não ter nenhuma preocupação - você está muito enganado! Vida de universitário não é aquilo que você vê no American Pie, não!

+ 10 sinais de que você está com Depressão Pós-Jogos
+ 8 coisas que mudam quando você entra na faculdade
+ 8 coisas que os professores de faculdade odeiam que os alunos façam

Separamos as maiores dificuldades que você vai encontrar na vida de universitário. Dá uma olhada e abandona essa ilusão de que faculdade são só drogas, sexo e rock'n'roll:

1. Sair do bar

Ficar no bar é maravilhoso - mas vicia! Até um ponto que você não vai ver motivo de ir para faculdade se não for para matar aula no bar. E é aí que você descobre que a faculdade não é movida à álcool: existem DPs, faltas, trabalhos, provas...

2. Controlar faltas

Na faculdade, se você exceder o limite de faltas (que é bem pequeno por semestre) você pegou DP e é isso aí, sem choro nem vela. Não adianta levar o Papa para tentar tirar sua falta, eles não tiram. E pegar DP por falta consegue ser mil vezes pior do que pegar por nota (se você pegar por nota pelo menos você sabe que tentou).

3. Conciliar faculdade + trabalho

Vida de universitário = não ter tempo para nada! Se você ainda não precisa conciliar os estudos com trabalho, aproveite o agora porque fica muito pior. O universitário sai de casa às 6h da manhã e volta às 20h da noite, e ainda precisa ter tempo para fazer trabalho, estudar para as provas e ter um pouquinho de vida social. Difícil!

4. Pegar DP

Você paga uma grana a mais para refazer uma disciplina com a qual você (provavelmente) não se dá bem. Sem contar como isso pode atrasar a sua grade curricular!

5. Fazer TCC

O pesadelo dos universitários. Quando você entra na faculdade, você escuta falar do TCC como algo tão distante e, quando menos se espera, ele já tá na sua cara! E é aí que bate o desespero, afinal você só precisa desenvolver uma obra-prima que vai decidir se você está formado ou não!

6. Semana de provas

Ter até 3 provas no mesmo dia, durante 7 dias da semana, sem nenhum descanso. Por mais que você já tenha passado por isso no ensino médio, no nível de faculdade tudo fica mais difícil!

7. Chegar no horário

Tem professor que não se importa, mas também tem aqueles que não vão tolerar você chegando atrasado. Eles não vão querer te dar presença - e isso causa vários problemas para sua vida universitária! Justamente por causa do item a seguir:

8. Ter mais de um trabalho para o mesmo dia

E claro que você acaba deixando todos para o dia seguinte.

9. Ter tempo para dormir

Dormir, oi? Saudades!

10. Ser efetivado no estágio

A espera por uma efetivação que nunca chega! Vida de universitário é mais difícil ainda se você é um estagiário em busca da efetivação.

11. Gastar dinheiro no xerox e nem conseguir ler tudo

O professor sempre vai mandar você ler umas 50 páginas, e você, na boa vontade, vai deixar suas economias no xerox. Mas, na verdade, o que acontece é: folhear as duas primeiras páginas no metrô a caminho da aula.

12. Aturar aulas que são puro sono

Prova de resistência do BBB da faculdade: manter os olhos abertos naquela aula de Economia Aplicada 2, ou naquela outra que a professora fala bem baixinho... zzZzZzzZ

13. Falir comprando as festas de faculdade

As festas? São ótimas! Mas são caras também, hein?

14. Depender do transporte público

Tem greve, lotação, o ônibus quebra, é abafado, te empurram para fora do vagão do trem, aumentam a tarifa, o ônibus sempre passa antes de você chegar no ponto, mas você ainda precisa chegar no horário e cumprir com todos os seus deveres. Ninguém respeita os universitários!

15. Viver de junk food

Na correria dessa vida de universitário, você acaba comendo qualquer coisa que der!

16. Correr atrás de nota no final de semestre

Quem é que nunca sofreu precisando daquele meio pontinho para passar de semestre e não pegar DP? Corrida atrás de professor já é esporte oficial do final de semestre!

17. Topar qualquer coisa se valer hora complementar

Simplesmente porque não adianta tirar boas notas, não adianta comparecer em todas as aulas e fazer todos os trabalhos, você ainda precisa ter uma quantidade de horas extras - as terríveis horas complementares. Se você não alcançar o mínimo estipulado pela faculdade, você simplesmente não se forma!

Vale hora complementar? TÔ DENTRO!

18. Pessoal se matando para entrar na faculdade, e você só quer sair

Porque se formar com mérito na faculdade é muito mais difícil que passar no vestibular...

19. Sofrer mês a mês com o reajuste na mensalidade

Você entra pagando 1 mil reais e sai hipotecando sua casa para conseguir pagar. Todo mês aumenta um "pouquinho", que no final vira uma fortuna!

20. Beber o fim de semana todo e chegar estragado para outra semana

Já que essa vida de universitário suga toda sua vida social durante a semana, ao invés de usar o final de semana para descansar tudo o que você precisa você é OBRIGADO a sair e aproveitar muito com os amigos, dormir tarde, encher a cara e curtir a noite toda fora de casa. Fazer o que, né!

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 14 Mai 2015.