Guia da Semana

As férias nem sempre são sinônimo de descanso, viagem e diversão: para muitos jovens, as férias da faculdade são um momento propício para buscar qualificação e investir na carreira. De olho em um melhor desempenho no mercado de trabalho, adquirir habilidades extras com cursos complementares se tornou uma prática frequente. Os cursos de férias agregam características diferenciais para o profissional, complementando a formação da universidade.

+ Como ser bixete e não se queimar nos primeiros dias de aula
+ 10 erros que todo mundo já cometeu na faculdade
+ 8 coisas que mudam quando você entra na faculdade

Está pensando em escolher um bom curso e aproveitar bem as férias para sua formação? Então confira algumas dicas de como fazer isso!

Por que estudar durante as férias da faculdade?

Não é segredo que a concorrência da maior parte dos mercados está alta. Assim, para se ter destaque no trabalho, é necessário recorrer a diversos suportes na formação, a fim de se tornar um profissional completo. As empresas valorizam o profissional que tem habilidades polivalentes e um maior número de especializações no currículo. Quem faz cursos livres não se limita ao que aprendeu na faculdade, tendo conhecimentos variados e mais domínio de sua própria área.

Escolha um curso que se adeque a sua realidade

Os cursos de curta duração são mais ofertados durante as férias da faculdade, pensando justamente nos alunos que não têm tempo para cursá-los no dia a dia. Algumas instituições oferecem cursos virtuais, que o aluno pode fazer de casa sem ter que se preocupar com deslocamento. Há também opções de realizar cursos intensivos, com duração de sete dias ou mesmo de um final de semana. Pense em uma carga horaria possível e que deixe algum tempo livre para recarregar as baterias para o próximo semestre.

Procure cursos nas empresas da sua área

Algumas empresas de renome oferecem programas e cursos esporádicos para conteúdos relacionados à sua área. É uma ótima oportunidade para ter contato com o seu perfil de mercado, pegar referências e aprender conteúdos especificamente relacionados com a sua formação.

Escolha cursos com referências

Ao procurar um curso de especialização, pesquise a sua reputação e se o seu investimento valerá a pena de acordo com a carga horária. Tente saber o grau de instrução dos professores e coordenadores e se possível converse com alguém que já realizou cursos nesse mesmo lugar. É muito importante avaliar a qualidade do curso que se deseja fazer, para que ele faça diferença na sua carreira. De nada vale investir tempo e dinheiro em um curso que só irá promover dor de cabeça ou passar conteúdos que já são adquiridos na sua formação na faculdade.

Concilie diversão e estudo com cursos no exterior

Image and video hosting by TinyPic

Para aqueles que não querem abrir mão de viajar, uma boa alternativa é buscar cursos fora do Brasil. As férias da faculdade são propícias para aprender um novo idioma, por exemplo. Quem já tem domínio de uma língua estrangeira pode procurar cursos relacionados à sua área no exterior, em instituições e universidades conhecidas. Certamente o contato com outra cultura irá trazer novos conhecimento e te fará voltar com outra visão sobre sua própria formação. É uma experiência muito rica e muito valorizada no mercado de trabalho.

Em vez de pensar que se está perdendo tempo de diversão ao fazer um curso nas férias da faculdade, tenha em mente que todo investimento trará retorno em sua carreira futuramente. Esse momento pode servir também para se pensar mais profundamente sobre suas metas e organizar seu currículo, portfólio e apresentação ao mercado. Caso esteja em dúvida em relação ao caminho que você escolheu, essa pode ser uma oportunidade para ter contato com outra área e decidir o que realmente quer!

E você, o que está planejando para as suas férias? Já encontrou algum curso que vale o investimento? Deixe seus comentários!

Atualizado em 23 Jul 2015.