Guia da Semana

E dá-se início a mais um semestre letivo: muitos veteranos voltam às atividades acadêmicas, enquanto outros - os bixos ou bixetes - começam a vida universitária. Nessa época, os alunos da maioria das instituições de ensino costumam se organizar para recepcionar os novatos. O mais comum é fazê-los pedir dinheiro no farol para encher a cara depois, ou então simplesmente ir direto para o bar.

+ 26 coisas que você não vai mais precisar fazer depois de formado
+ 23 tipos de homem que estão a solta por aí e não valem a pena investir
+ Como deixar uma mulher louca de raiva na cama

O grande problema de estar na faculdade pela primeira vez é não ter a malícia afiada e às vezes não sacar as reais intenções das pessoas. Resultado? Você acaba se queimando com a galera logo no primeiro semestre – principalmente quando você é mulher.

Confira então, algumas dicas preciosas para você que é bixete, não se queimar:

1) Você tem quatro anos pela frente

Não se esqueça que você tem mais quatro ou cinco anos de faculdade pela frente, - e com pelo menos metade das pessoas que ingressaram no curso com você. Então antes de tomar qualquer decisão, pense se daqui alguns anos você não vai se arrepender de suas decisões. Afinal, faculdade não é que nem colégio que em último caso, é só trocar de instituição, né?

2) Sem vexames no primeiro dia

O.K, sabemos como é empolgante a sensação de ser “bixete” e estar pela primeira vez em uma faculdade, mas tome cuidado para não encher a cara e acabar seu primeiro dia de “aula” nadando no seu próprio vômito, tsá?

3) Seja neutra nas panelinhas

No começo de faculdade, panelinhas tendem a se formar – não me pergunte o motivo. A questão é: como você vai chamar de BFFs pessoa que você acabou de conhecer? Tome cuidado para não quebrar a cara; a melhor coisa é ser legal e neutra, até conhecer todo mundo melhor.

4) Não saia pegando todo mundo

Ser mulher é uma delícia, quando “bixete” então... Ô beleza. É claro que os veteranos vão cair em cima de você, afinal, carne nova no pedaço... Mas não comece o seu curso com o pé esquerdo; evite já começar as aulas fazendo pegação com os boys da sua faculdade. Não se esqueça que durante quatro anos, você vai conhecer muita gente legal e até mais interessante.

5) Evite brigas e desentendimentos com os veteranos

Da mesma forma que alguns veteranos são legais e gatos, também tem alguns que parecem ainda não ter entrado na vida adulta e acham que o bar da faculdade é o hot spot do momento. Se você tiver o mínimo de cérebro, de cara vai achá-los zuados, mas a dica é não se irritar para não virar alvo de bullying. Simplesmente ignore-os, é o melhor que você tem a fazer.

Image and video hosting by TinyPic

6) Jogos universitários e festas

Se você decidir se jogar nos rolês universitários como cervejadas, jogos e festas, tome muito cuidado, afinal da mesma forma que tem muita gente legal e disposta a se divertir, tem sempre aquele grupinho que sai para causar, zoar as minas e beber até cair.


7) Controle a inteligência

Esse tópico serve tanto para as meninas que acham bonito pagar de burras na frente de todo mundo, como para as chatinhas que também querem mostrar que são mais inteligentes que todo mundo e não param de fazer perguntas no fim da aula.

8) Residência estudantil

É de fora da cidade? Então procure não dividir apartamento/quarto com alguém da sua sala; a convivência pode acabar prejudicando os seus estudos. E claro, cuidado com as festas que rolam em residências estudantis, muita gente acaba se arrependendo de fazer a louca. Depois que você já tiver um roomate, aprenda a respeitar o espaço dele e boa sorte.

9) Bullying

Não faça bullying com ninguém, além de já ser crime, sempre se coloque no lugar da pessoa - podia ser com você. E caso você seja a vítima, sempre se controle e nunca revide - isso só vai dar corda para as pessoas. Indiferença é a melhor arma.


Por redação obaoba

Atualizado em 10 Fev 2015.