Guia da Semana

Acabou o colegial com 17 anos e já está fazendo cursinho pré-vestibular para entrar logo em uma faculdade, pois não aguenta mais a cobrança da sociedade e da família para que você decida logo a profissão que terá para o resto da vida? Então, fique calmo e veja algumas dicas que quase ninguém dá, mas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão.

+ Veja as melhores festas de faculdade que rolam em São Paulo em 2014
+ Tipos mais comuns de pessoas que conhecemos na faculdade
+ Como ser bixete e não se queimar nos primeiros dias de aula
+ 26 coisas que você não vai mais ter que fazer quando a faculdade acabar

Primeiramente faça tudo no seu tempo, tente esquecer a pressão e lembre-se que você é dono da sua própria felicidade. Agora, veja algumas semi-verdades e ilusões que estão por trás dos cursos de graduação, que o ObaOba separou para você:

Jornalismo

O pessoal que escolhe a faculdade de jornalismo normalmente tem o sonho de ser um grande repórter capaz de denunciar todas as coisas ruins que acontecem na sociedade, trabalhar na Globo, Folha e Abril, ser o novo Hunter Thompson ou então - no caso de 80% dos homens - ser comentarista esportivo. Porém, a realidade é cruel. Boa parte dos alunos ao fim do curso só conseguem arrumar empregos nas áreas de internet com plantões (Natal, Páscoa, Carnaval,...), assessoria de imprensa ou pegar uns freelas. O auge da profissão é quando você consegue umas credenciais para ir no show da sua banda preferida, mas como nem tudo são flores, você vai precisar resenhar no fim de semana.

Publicidade e Propaganda

É o tipo de curso, assim como todos da área de humanas, preferido das pessoas que não sabem o que fazer ao certo, mas que precisam entrar na faculdade. Por ser criativo, o publicitário acha que vai sair da graduação criando campanhas brilhantes para passar no intervalo da novela das nove. Porém, boa parte da galera de PP só vai mesmo usar camisas xadrez, jeans, all star (ou sapatênis) e blazer, além de trabalhar das 9h às 21h em uma agência. A partir disso, a sua vida se resume a comer pizza, tomar cerveja no trabalho e falar: job, brainstorm, clean, insight, brifar, case, deadline, photoshopar, rough, share, target, storyboard, ...

Marketing

O curso preferido do pessoal que é bom de papo tem como principal objetivo a criação de ações e eventos, além de detectar oportunidades de mercado, que possam estimular a venda de produtos e serviços. Mas boa parte dos marqueteiros que terminam a faculdade acabam indo trabalhar com mídias sociais e/ou nos próprios eventos que a empresa contratante realiza. Se prepare, pois no começo de carreira você terá que ir em muita coisa chata, distribuir brindes e até se fantasiar de mascote, caso ocorra algum imprevisto.

Rádio e TV (Audiovisual)

Montar programas de TV, ter um de rádio, redigir roteiros, produzir e dirigir filmes, esses são os principais desejos de quem entra na faculdade de RTV. Esses jovens, sonhadores em sua maioria, conseguem realizar o objetivo, mas uma grande parte desses profissionais acabam ficando com os trabalhos mais cansativos nas grandes empresas de comunicação como, por exemplo, a decupagem e edição do material, acompanhar as filmagens externas e até tomar broncas ao vivo de apresentadores estrelinhas - leia-se Marcelo Rezende e Datena.

Administração

Ou tem espírito empreendedor ou entrou para aprender a administrar a empresa da família. Essas são as principais razões dos alunos que escolhem o curso de ADM. Nessa profissão, o dinheiro quase sempre aparece em algum momento da sua vida, mas pode demorar um pouco. Se você não tem essas duas características, se prepare para trabalhar em bancos e na parte administrativa de alguma empresa, o que não é ruim - financeiramente falando - a longo prazo. PS.: se você não suporta "coxinhas", é melhor pensar duas vezes, pois a sala estará lotada.

Economia

Mercado, finanças, bolsa de valores e dinheiro... é isso que um aluno de economia espera quando entra na faculdade. Mas boa parte dos alunos que não entram em faculdades com com as siglas FGV, INSPER, USP e PUC no nome conseguem ser os novos lobos de Wall Street e acabam indo parar na área de contabilidade e controladoria.

Direito

Direito é uma profissão curiosa, pois os alunos passam cinco anos estudando as leis e a constituição com o intuito de achar as brechas necessárias. O pessoal que escolhe essa área normalmente tem o senso de justiça apurado, mas na necessidade do dimdim acaba tendo que aprender a omitir algumas coisinhas para livrar a cara do cliente. O grande problema de quem escolhe ser advogado é que mesmo depois de estudar que nem um louco por cinco anos, o curso não vale de nada se você não conseguir passar na provinha da OAB.

Engenharia

Formado por orientais e amantes de tecnologia, o curso de engenharia serve para que esse pessoal possa criar as suas primeiras invenções, seja na robótica, na informática ou até na construção civil. Porém, quase 100% dos engenheiros depois de formados passam a reclamar exaustivamente da profissão. Talvez seja pelo fato da profissão não dar tanto dinheiro como esperado por eles ou talvez pelo tempo perdido sem garotas na faculdade. Saiba que normalmente há apenas uma mulher para cada dez homens na sala de aula.

Arquitetura

O curso de arquitetura reúne amantes de decoração, que não tiveram coragem de fazer design, e por ótimos desenhistas, que não quiseram se aventurar nas HQs. O grande problema é que durante a maior parte do curso você fará muitos cálculos e aprenderá coisas de engenharia para fazer no AutoCAD. Mas quando estiver formado ao invés de virar o novo Oscar Niemeyer, o escritório de arquitetura vai te contratar para fazer advinha o que? Isso mesmo, os cálculos. Enquanto a parte "legal" dos desenhos fica com outras pessoas.

Educação Física

Image and video hosting by TinyPic

Ahhh a educação física, a matéria mais legal do ensino fundamental nem sempre é a melhor opção de curso para a sua graduação. Formada por amantes de musculação, futebol e saúde, as aulas não são tão divertidas igual eram na época do colégio, onde o professor jogava a bola e os alunos tinham que formar os times. Agora você vai aprender os nomes dos músculos, as partes do corpo e - o mais chato - as regras oficiais dos esportes. Ao se formar em educação física, acredito que as oportunidades de emprego são: virar professor, personal trainer ou ter um quadro no Fantástico para ajudar famosos a emagrecerem.

Medicina e Veterinária

Os alunos de medicina e veterinária são pessoas que sentem prazer em ajudar outros seres humanos e os bichinhos, e também não desmaiam ao ver sangue. Porém, o trabalho de um aluno tem que ser muito duro para conseguir virar um grande cirurgião ou pediatra de sucesso, caso contrário ele acaba virando um daqueles médicos que receitam Tylenol e Aspirina para todas as doenças. Fora que até conseguir juntar grana para abrir o próprio consultório, eles precisam fazer muitas horas de plantão e, quando conseguem isso, sempre reclamam que os planos de saúde (convênios) repassam uma mixaria.

Psicologia

Por fim, o curso de psicologia acaba sendo uma das principais opções entre as pessoas que são chamadas de ótimas conselheiras pelos amigos. Porém, o que elas não sabem é que psicologia é algo muito sério e complexo. Além de ter que ler praticamente toda a obra de Lacan, Freud, Jung, Sartre, Wundt, Wertheimer e Pavlov, os alunos de psicologia depois de formados precisam ralar para achar um consultório e assim começar a montar a cartela de pacientes. Muitos acabam indo para outra área ou virando professor no ensino infantil.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 20 Mai 2014.