Guia da Semana

Juca e Economíadas estão chegando e você não está a fim de bagunça? O ObaOba preparou um roteiro de viagens para você fazer com os amigos pelo Brasil adentro e aproveitar o feriado passando longe do perrengue dos Jogos Universitários. Confira!

+ Dicas para fazer uma viagem barata e legal
+ 8 viagens para fazer com as amigas
+ 10 dicas para fazer uma viagem econômica fora do Brasil

Cachoeiras e trilhas

A pouco mais de duas horas de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é um prato cheio para os aventureiros de plantão. Entre rios, cachoeiras e trilhas, é uma viagem cansativa, porém recompensadora. Para desvendar o Cerrado, o ideal é fazer três paradas: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e a vila de São Jorge.


fotos: @quantoscontosvaleumaviagem, @natvolpininatvolpini e @camilacolela

Como chegar? A melhor opção é ir de avião até Brasília – de lá, você pode seguir para Alto Paraíso, a 250 km, de carro ou de ônibus. Para chegar a Cavalcante são mais 82 km e de lá para São Jorge, mais 22. Prepare-se para encarar estradas de terra – só assim você consegue conhecer as cachoeiras e mirantes do entorno. As opções de hospedagem vão de pousadas a hotéis de luxo, mas você também pode acampar nos parques, o que deixa a viagem mais barata. Partiu?

Artsy

Outra ideia é colocar o seu lado artístico em prática viajando pelas cidades histórias de Minas Gerais. Lá, arte barroca, contemporânea e popular convivem juntas e há muito o que ver e fazer. As principais paradas são: Sabará, Caeté, Catas Altas, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, São José Del Rei, Tiradentes e Brumadinho. Ufa!


fotos: @pq_gu, @jader_diver e @jacksonpeixer

Como chegar? Para ficar menos cansativo, ir de avião até Belo Horizonte é uma boa – de lá você embarca em uma excursão ou parte por conta, alugando um carro ou fazendo os trechos de ônibus. Por ser um polo turístico imenso, as opções de hospedagem são várias. Uma dica? Bookar os hotéis antes para não correr o risco de ficar sem teto!

We <3 Praia

Se o seu negócio é praia, a Ilha do Mel é destino certo. Localizada no Paraná, a ilha é pequena, mas capaz de agradar a todos: dos mais aventureiros aos mais caseiros. Por lá, não entram carros, então prepare-se para caminhar, pegar trilhas e barcos. A Praia de Encantadas é uma opção boa, já que por lá o público jovem é grande e festa é o que não vai faltar.


fotos: @flavia_prado28, @babylonboy e @jluiz_amaral

Como chegar? De Curitiba, ir de ônibus até Paranaguá, um dos pontos de embarque para a Ilha. Se liga! São apenas duas saídas: às 9h30 e às 15h30. Que tal fazer algo diferente e alugar um apartamento ou um quarto pelo Airbnb?

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 20 Mai 2014.