Guia da Semana

Guia da Semana

Os pastéis de nata, ou pastéis de Belém, são doces muito tradicionais em Portugal. Sua receita é original da Fábrica de Pastéis de Belém, em Lisboa, e permanece segredo. O café fica no bairro de Belém, e foi ali que começou a tradição do doce.

A receita data de 1834, quando o Mosteiro dos Jerônimos (outro ponto turístico de Lisboa) passava por momentos de necessidade. Para arrecadar fundos, um clérigo decidiu começar a vender pastéis em uma loja ao lado do mosteiro. A zona de Belém, por mais distante que fosse de Lisboa na época, atraía muitos turistas por causa do Mosteiro e da Torre de Belém. Os visitantes logo começaram a saborear o pastel de nata que ganhou fama.

Em 1837, começaram a fabricar os pastéis de belém entre outros chefes, seguindo a receita secreta do mosteiro. Foi transmitida e ainda hoje é conhecida apenas pelos mestres pasteleiros que a fabricam artesanalmente na ‘oficina do segredo’.

Agora que você já conhece a história, é o momento de conhecer o pastel de nata em sua terra natal. Confira os locais mais famosos para comer pastel de nata em Portugal.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 26 Ago 2019.