Guia da Semana

Já se passaram muitos anos desde o fim do período colonial, e mesmo assim Portugal continua tendo muita influência no dia a dia do brasileiro. Além do idioma, o que nos torna mais próximos dos nossos irmãos lusitanos é o apreço pela gastronomia portuguesa! Do bacalhau ao pastel de Belém, é difícil resistir a essas delícias.

Por sorte, a multifacetada cidade de São Paulo conta com diversos points gastronômicos que vão te fazer se sentir em Portugal. Conheça todos eles e prepare seu paladar:

1. Casa Godinho


Reprodução/Facebook Casa Godinho | Reprodução/Facebook Casa Godinho

A centenária Casa Godinho, instalada no prédio mais antigo do centro de São Paulo - o Edifício Sampaio Moreira -, sabe 'uma coisa ou duas' sobre culinária portuguesa - rs. Fundada por um imigrante português no ano de 1888, a mercearia carrega 120 anos de tradição e receitas premiadas. Por lá você encontra bacalhau fresquinho, a estrela de tantos pratos portugueses. Porém, quem ganha o título de carro-chefe da casa são as empadas, que inclusive já foram eleitas as melhores da cidade.

Casa Godinho

Endereço: Rua Libero Badaró, 340 - Centro
Telefone: (11) 3104-1520

2. Cais do Porto Taberna


Shutterstock

Instalado sob parte da arquibancada do Estádio da Portuguesa, o restaurante Cais do Porto te transporta para uma taberna portuguesa, com ambiente rústico, simples e acolhedor. O bacalhau é o carro-chefe da casa, servido em natas, à portuguesa, como recheio de bolinho e entre outras variações. De quinta a sábado a casa oferece música ao vivo para os clientes, com os tradicionais shows de fado animando as refeições.

Cais do Porto Taberna

Endereço: Rua Comendador Nestor Pereira, 33 - Canindé
Telefone: (11) 3228-2627

3. Casa Mathilde


Reprodução/Facebook Casa Mathilde - Doçaria Tradicional Portuguesa | Reprodução/Facebook Casa Mathilde - Doçaria Tradicional Portuguesa

Localizada no coração de São Paulo, a Casa Mathilde é uma doceria especializada nos deliciosos doces portugueses. Por lá, você encontra queijadinha, bombom de ovos moles, papo de anjo, fios de ovos, bolos, pães e, claro, o tradicional pastel de nata, que não poderia faltar em um lugar como este. O mais legal é que a casa também conta com versões sem glúten e lactose de seus doces.

Casa Mathilde

Endereço: Praça Antonio Prado, 76 - Centro
Telefone: (11) 3106-9605

4. Adega Santiago


Reprodução/Facebook Adega Santiago | Shutterstock

A Adega Santiago, winebar com três unidades em São Paulo, tem o seu bar e cozinha inspirados na Península Ibérica, ou seja, região formada por Gibraltar, Portugal, Espanha, Andorra e uma pequena fração do território da França. O ambiente informal das tabernas foi reproduzido no salão das unidades, que contam com longos balcões e mesas aconchegantes. No cardápio, você encontra o bacalhau servido de diversas maneiras diferentes, além de entradas e sobremesas típicas.

Adega Santiago

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

5. Tasca do Zé e da Maria


Reprodução/Facebook Tasca do Zé e da Maria | Reprodução/Facebook Tasca do Zé e da Maria

A tradicional cozinha portuguesa é a grande atração da pequena e charmosa Tasca do Zé e da Maria. No cardápio, o cliente encontra diversos pratos com bacalhau: desde a entrada, como o Bacalhau à Beneditine, até os pratos principais, como o Bacalhau à lagareiro e o Bacalhau à Bráz. Para a sobremesa, que tal a inusitada torta de Pastel de Belém?

Tasca do Zé e da Maria

Endereço: Rua dos Pinheiros, 434 - Pinheiros
Telefone: (11) 3062-5722

6. Manteigaria Lisboa


Reprodução/Facebook Manteigaria Lisboa | Reprodução/Facebook Manteigaria Lisboa

Com diversas unidades em SP, a Manteigaria Lisboa é uma cafeteria que traz a tradicional culinária portuguesa com um toque de modernidade. Além do pastel de nata (carro-chefe da casa), o cardápio também conta com o inusitado pastel de nata com bacalhau e a empada de galinhada portuguesa. Para beber tem café, vinho verde, vinho do Porto, Moscatel e licores típicos.

Manteigaria Lisboa

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

7. Rancho 53


Reprodução/Facebook Restaurante Rancho 53 - Sabores de Portugal | Reprodução/Facebook Restaurante Rancho 53 - Sabores de Portugal

Afastando-se um pouco da capital, os paulistanos encontram o Rancho 53, que fica no quilômetro 53 da Rodovia Castelo Branco. Dentre as opções do menu, destaque vai para o bacalhau da Madeira, que é assado com batata, alcachofra, brócolis, tomate, pimentão e azeitona. Para harmonizar, o restaurante conta com uma adega com cerca de 100 rótulos de vinhos nacionais e importados à disposição dos clientes.

Rancho 53

Endereço: Rodovia Presidente Castelo Branco, km 53 - Araçariguama
Telefone: (11) 4136-1381

Foto de capa: Reprodução/Facebook Casa Godinho | Reprodução/Facebook Casa Mathilde - Doçaria Tradicional Portuguesa

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

8 lugares em São Paulo que vão fazer você se sentir fora do país

Que tal viajar pelo mundo sem sair de SP?

8 izakayas para explorar em São Paulo e experimentar o lado B da culinária japonesa na cidade

Porções diferentonas e pratos que abusam de sabores explosivos em conjunto com boas cervejas e ambientes descolados

12 points gastronômicos em SP que vão te fazer se sentir na Itália

Cantinas, empórios, docerias e bares que vão te transportar para o berço da gastronomia italiana

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Jul 2018.