Guia da Semana

Inverno, friozinho e uma oportunidade perfeita para viajar e curtir o charme da estação. Nessa época, vale tomar um vinho bem acompanhado, se deliciar com um fondue, curtir a neve ou se impressionar com a grandiosidade de geleiras e por aí vai. Destinos com cara de inverno é que não faltam, mas o Guia da Semana selecionou 10 deles que estão em alta na temporada de 2017.

De Japão a Serra Gaúcha, esses lugares estão na mira dos turistas para aproveitar a neve ou conhecer um lugar aconchegante, charmoso e confortável. Confira: 

Brasil

Serra Gaúcha


Shutterstock

No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, fica o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho. Após conhecer o processo de fabricação das bebidas da região, nada melhor do que aproveitar as atrações imperdíveis de lá. No município de Canela, encontra-se o Parque do Caracol. Com uma beleza indescritível, é uma das atrações turísticas que não podem deixar de ser visitadas na região. 

Chile 

Santiago


Shutterstock

A principal porta de entrada no Chile é capital Santiago. A vantagem de incluir a cidade em seu roteiro é que, além de ter lugares incríveis, possui em seus arredores cidades que são fáceis de chegar e com programas imperdíveis - como é o caso do Valle Nevado, onde o turista pode esquiar e entrar em contato com a neve. Com a Cordilheira dos Andes de moldura, a cidade é grande, limpa, arborizada e tem um sistema de metrô eficiente, além de pontos turísticos variados que cada vez atraem mais brasileiros.

Deserto do Atacama


Shutterstock

Ao Norte do país, o Deserto do Atacama é um dos passeios imperdíveis durante o inverno no Chile. Diferente do verão (onde as temperaturas chegam a ser altíssimas), o inverno na região varia entre de 22ºC (durante o dia) e 4° (à noite). De qualquer maneira, o viajante vai encontrar paisagens de tirar o fôlego! Um dos pontos turísticos fortes do Atacama é o Gêiser Tatio, uma experiência única diante de buracos na terra onde gases jorram formando uma paisagem indescritível.

Argentina

Ushuaia 


Shutterstock

Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país, o que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O Cerro Castor é a estação de esqui mais austral da América do Sul, que, devido a sua localização privilegiada (no fim do mundo!), possui uma das temporadas de neve mais longas - de junho a outubro. Além disso, o passeio pelo Canal de Beagle para observar a Pinguinera e o Farol do Fim do Mundo são imperdíveis na região. 

Perito Moreno

Shutterstock

Glaciares ou geleiras são massas de gelo que se formam nas regiões mais frias do planeta, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo. Perito Moreno é um dos glaciares mais famosos do mundo - e um dos mais bonitos também. Sua fama leva em consideração as formações naturais, além da paisagem que cerca a geleira. Localizado no Parque Nacional dos Glaciais, na Argentina, é considerada a terceira maior área congelada do planeta! Por lá, é possível admirar a paisagem através de um mirante, passeios de barco, caminhada sobre o glaciar e até mesmo beber whisky com gelo retirado do próprio local! Interessante, né?

Estados Unidos

Aspen


Shutterstock

Um dos destinos mais famosos de esqui do mundo e dos Estados Unidos é Aspen. Lar de férias de aventureiros, celebridades e famílias, Aspen é a principal escolha quando o assunto são esportes na neve. Ao todo são quatro áreas de esqui separadas por dificuldades, sendo a Aspen Mountain perfeita para os esquiadores mais avançados; a Snowmass tem uma variedade grande de pistas para intermediários; Aspen Highlands é ideal para os esquiadores que gostam de um lugar  mais calmo com poucas pessoas, enquanto a Buttermilk é ótima para iniciantes e ainda é sede dos Winter x Games. 

Canadá

Banff National Park


Shutterstock

Canadá é um país constantemente rotulado como a Terra do Frio e da Neve, mas o que muitos não sabem é que ele possui lugares tão incríveis que parecem ter saído de um quadro! O Banff National Park fica localizado em Alberta e é um dos parques nacionais mais bonitos do Canadá. Seu incrível lago azul atrai amantes da natureza que buscam um lugar incrível para relaxar. Além disso, trilhas e cachoeiras estão espalhadas pelo local, que é cercado pelas Montanhas Rochosas Canadenses. Durante o inverno, o local se torna ponto principal de encontro entre esquiadores e amantes da natureza! 

Islândia

Grindavík


Shutterstock

Blue Lagoon (ou Lagoa Azul em português) é um Spa Termal que fica no meio do gelo, repleto de águas naturais quentinhas! Localizada na cidade de Grindavík, a 39 quilômetros da capital, Reykjavik, a lagoa atrai visitantes não apenas pela beleza, mas por suas propriedades medicinais. Ao todo, são mais de 6 milhões de litros d'água em uma temperatura de, aproximadamente, 40°C, formando um Spa Geotérmico de 5 mil metros quadrados. Além de fazer bem à saúde e ser um oasis em meio ao frio, a paisagem ao fundo das montanhas nevadas faz qualquer um se sentir em um paraíso!

Finlândia

Luzes do Norte

Shutterstock

Um dos fenômenos da natureza mais bonitos com certeza é a Aurora Boreal. Tão bonita quanto difícil de ver, ela reúne centenas de caçadores pelo mundo. Ela acontece quase diariamente entre os meses de setembro e abril, tendo seu auge nos meses de janeiro e fevereiro, principalmente nas regiões próximas aos polos – como é o caso da Finlândia. O país de gelo é um dos mais cobiçados e famosos por ser palco das Luzes do Norte, que são causadas por tempestades solares entrando na atmosfera terrestre. Muitas agências de viagem fazem a excursão que, em alguns casos, pode durar até uma semana! 

Japão

Tóquio


Shutterstock

Japão tem se tornado um destino muito procurado por turistas do mundo inteiro. Parte desse interesse se dá por conta das belezas naturais do país, a organização e modernidade aliada à tecnologia e tradição. Parada obrigatória de todos os viajantes que desbravam o Japão, Tóquio é a cidade mais moderna e surpreendente do país. Se por um lado suas tecnologias se mesclam com pessoas andando pelas ruas, por outro lado é possível encontrar locais mais calmos como Templos Budistas e Parques Arborizados. Quem não resiste ao charme das grandes e movimentadas cidades vai se apaixonar por lá. 

 

Atualizado em 16 Mar 2017.