Guia da Semana

Se você se autoproclama um turista experiente, deve estar hoje se remoendo de arrependimento. É embaraçoso não conhecer as riquezas do vizinho Peru e ficar calado nas redes sociais, enquanto seus amigos exibem intimidade com famosos restaurantes peruanos que você nunca visitou.

Admita: você e seu preconceito foram pegos de surpresa quando a mídia global anunciou o Restaurante Central como o melhor do mundo em 2023! A honraria inédita apenas coroa o talento dos peruanos, que brilham cativos, há uma década, na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da prestigiosa revista inglesa "The Restaurant". Suficiente? Então saiba também que o Peru faturou 11 vezes, nos últimos 11 anos, o prêmio World Travel Awards como o melhor destino gastronômico do mundo!

Cidades como Lima e Cusco, a menos de cinco horas de voo da capital paulista, cresceram e se modernizaram nas últimas décadas. Encastelada às margens do Oceano Pacífico, a Capital Federal conta com bairros atraentes e bem cuidados como Miraflores, San Isidro ou Barranco, que reúnem todos os atributos de uma excelente zona turística: museus modernos, ciclovias, centros de compras, lojas charmosas, segurança e, claro, excelentes restaurantes.

O mesmo se pode dizer de uma visita à cidade de Cusco, Patrimônio Cultural da Humanidade, que distribui aos turistas fartas doses de cultura, história, arte, gastronomia, paisagens exuberantes e excelente infraestrutura hoteleira.

O Guia da Semana visitou o país e conseguiu preparar um Guia Peru Essencial - graças ao decisivo apoio institucional da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo, a Promperú - Escritório no Brasil; do grupo hoteleiro Accor, através das bandeiras premium Pullman e Novotel, e da PeruRail, e seus famosos trens turísticos.


O GUIA PERU ESSENCIAL CONTÉM:

- Quando visitar o Peru


Lima essencial

- Onde se hospedar: os hotéis Pullman

- Onde comer: o triunfo do restaurante Central

- O que visitar em Lima

- O Museu Larco e o MAC Lima


Cusco essencial

- Onde se hospedar: Novotel Cusco

- Onde comer em Cusco

- O que visitar: Cusco e seu passado colonial espanhol

- Os Museus de Cusco

- Festas e religiosidade em Cusco

- Passeios imperdíveis a partir de Cusco


Machu Pichu

- Machu Pichu e a viagem no trem Vistadome da PeruRail

Por Silvio Giannini

Atualizado em 29 Jan 2024.