Guia da Semana

Quando falamos em intercâmbio, logo pensamos em uma nova experiência em países americanos ou europeus, né? Porém, acabamos esquecendo outras formas de imersão cultural que podem ser tão incríveis quanto estudar outro idioma fora do país. É o que acontece com o intercâmbio social, experiência em que além de aprender uma língua diferente, o estudante pode participar de projetos sociais.

As cidades da América do Sul estão recebendo cada vez mais jovens que viajam para lá com o objetivo de ajudar o próximo e de voltar para casa com a bagagem cheia de experiências únicas. A AIESEC, ONG formada por jovens que busca unir pessoas de diversas partes do mundo, é uma das principais formas de se fazer um intercâmbio social com segurança e todo auxílio necessário.

Existem inúmeras vantagens em optar por um intercâmbio social na América do Sul, entre eles está o melhor custo-benefício. Para te inspirar nessa aventura, o Guia da Semana conversou com a diretora de Relações Públicas da AIESEC, Gabriela Toso, que listou motivos para fazer um intercâmbio social nos países próximos ao Brasil. Confira:

VANTAGENS

O Intercâmbio Social permite ao viajante aprender uma nova língua, ter uma imersão na cultura local e dedicar-se com uma causa de sua escolha, como, por exemplo, ecologia, educação, redução das desigualdades e saúde. Um dos programas oferecidos é a Ajuda em um Orfanato, onde é possível oferecer solidariedade, ensinamentos e brincadeiras para as crianças, ao mesmo tempo em que o estudante se familiariza com uma nova língua.


ADAPTAÇÃO

Por estarem na América do Sul, esses países possuem uma fácil adaptação, uma vez que seus costumes não são tão diferentes dos daqui e o fuso-horário é bastante parecido. Para deixar tudo ainda melhor, o espanhol com suas vertentes é a língua oficial desses lugares, sendo possível uma fácil adaptação na hora de se comunicar.


MENOR CUSTO

O custo de um intercâmbio social pela América do Sul costuma ser bem mais barato do que para as Américas ou Europa. Além da passagem de avião, os países próximos ao Brasil também costumam ser mais em conta – o custo de vida acompanha o daqui do Brasil, uma vez que nossa moeda não é tão desvalorizada como acontece em relação ao Dólar e Euro.

Quem tem o sonho de fazer um intercâmbio social na América do Sul precisa desembolsar cerca de R$ 5 mil reais (em média), enquanto quem viaja para os Estados Unidos precisa investir uma média de R$ 15 mil para um mesmo período de viagem.


FACILIDADES

Outro ponto positivo de quem escolhe esse tipo de aventura é o fato da isenção de papeladas e burocracias na hora de viajar. Graças ao MERCOSUL, os brasileiros que visitam os países da América do Sul não precisam de visto nem passaporte – basta um RG em bom estado e tirado há menos de 10 anos!


EXPERIÊNCIAS

Uma das experiências que os intercambistas podem escolher é a "The Andes Way", na Argentina. Trata-se de um projeto de intercâmbio voluntário que tem como objetivo reforçar o trabalho organizacional em ONGs na Argentina e desenvolver habilidades sociais nos voluntários. Quem participa desse projeto pode auxiliar nas atividades funcionais da ONG, coordenar workshops sobre música (confecção de instrumentos com as crianças, show de música típica e danças sobre o país) e se desenvolver dentro das áreas de administração, project management e comunicação institucional das ONGs parceiras.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 2 Ago 2018.